Os segurados e beneficiários da Previdência Social devem manter seus endereços atualizados junto à Previdência Social para continuar recebendo as correspondências oficiais da instituição, tais como o extrato anual e a carta de concessão de benefício. Aposentados e pensionistas podem fazer a atualização de dados pelo site da Previdência Social.
De acordo com o Portal Brasil, a atualização de endereço de beneficiários também está disponível na Central de Atendimento, pelo telefone 135. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h – horário de Brasília. A ligação é gratuita quando feita de telefone fixo. Para atualizar o endereço é preciso ter em mãos o número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário.
No caso de contribuinte pessoa física, será necessário informar o NIT/PIS/PASEP e a senha, que, por motivo de segurança, somente pode ser retirada em uma agência da Previdência Social. O atendimento para obtenção de senha deverá ser agendado em nosso site, na seção de serviços ao cidadão ou pela Central 135.
Nova cidade
Quando o segurado passa a morar em outro Estado ou cidade, deve solicitar transferência do benefício para a nova localidade. É necessário comparecer à agência da Previdência Social mais próxima do novo endereço para formalizar o pedido.
Domicílio bancário
Caso o segurado queira apenas mudar o domicílio bancário (ou seja, o banco em que recebe o benefício), deve comparecer à Agência da Previdência Social para a qual deseja transferir o pagamento, observando a disponibilidade e lotação das agências bancárias na região pretendida. Entretanto, caso deseje receber por meio de conta corrente, deve dirigir-se à agência bancária em que possui a conta.