ABIN identifica ameaças contra Brasil em Olímpiadas

Relatório de Avaliação de Fontes de Ameaça levanta principais ameaças contra cada uma das cerca de 300 cidades pelas quais a tocha passará

ABIN identifica ameaças contra Brasil em Olímpiadas

© Reuters

Notícias Ao Minuto
14/04/2016 15:25 ‧ há 8 anos por Notícias Ao Minuto

Esporte

Atenção

A ABIN identificou as principais ameaças contra o revezamento da Tocha Olímpica para cada uma das cerca de 300 cidades que receberão o fogo simbólico no país. As informações fazem parte do Relatório de Avaliação de Fontes de Ameaça, documento recém-concluído pela Agência. O texto analisa os tipos de ameaça, possíveis ações adversas e tendências para cada município.

De acordo com o Bahia Notícias, a ameaça foi identificada através do Twitter. Um terrorista francês postou em sua conta:  "Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda”. Maxime Hauchard, de 22 anos, que aparece em vídeos do Estado Islâmico sendo responsável pela decapitação de sírios, teve sua conta na rede social suspensa.

O documento está sendo repassado aos organizadores do revezamento e às autoridades responsáveis pela segurança do trajeto em cada região. As informações subsidiarão a tomada de ações preventivas e o planejamento operacional das forças de segurança e de defesa.

 Níveis

A cada cidade analisada pela ABIN corresponde uma tabela com informações sobre suas possíveis fontes e tipo de ameaça, ações adversas e tendências.

Os municípios foram classificados em três níveis de sensibilidade: alto, médio e baixo. A definição foi feita de acordo com o registro de fontes de ameaça no local e a tendência delas atuarem ou não durante o evento.

A participação de um grande número de pessoas e a passagem por centenas de municípios foram considerados fatores que trazem desafios à segurança do revezamento da Tocha Olímpica no Brasil.

Percurso

A tocha sairá da Grécia e chegará a Brasília/DF no dia 3 de maio. O revezamento terá 90 dias de duração, envolvendo todos os estados – um total de 20 mil km.

Depois de Brasília, a Tocha seguirá por terra para os estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Na sequência, será deslocada, via aérea, para Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em seguida, percorrerá, via terrestre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, encerrando o trajeto no Rio de Janeiro, seu destino final.

A Pira Olímpica será acesa no estádio do Maracanã – local da cerimônia de abertura dos Jogos – no dia 5 de agosto, data da abertura oficial das Olimpíadas. Estima-se que 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha em todo o país, em percursos de 200 metros por carregador.

Partilhe a notícia

Recomendados para você