Você tem medo de dirigir? Confira os conselhos desta psicóloga
A psicóloga Cecília Bellina aconselha: "não vá enquanto não conhecer os comandos do carro e não superar essa ansiedade"
© DR
Lifestyle Superação
O medo pode ser um sentimento bom quando protege a vida das pessoas, mas também pode ser um grande obstáculo quando ele impede as pessoas de viver. O medo de dirigir é como outro medo qualquer e atinge principalmente pessoas ansiosas, inseguras, extremamente cuidadosas e que se cobram demais, segundo o Bolsa de Mulher.
A psicóloga
Cecília Bellina, especialista no assunto, aconselha: "não vá enquanto não conhecer os comandos do carro e não superar essa ansiedade". Segundo ela, o principal inimigo nesse cenário é mesmo a ansiedade. Para superá-la, a especialista propõe um exercício:
"Pegue o carro dentro da garagem. Sinta os pedais, as marchas e o motor. Faça isso todos os dias até se sentir completamente segura, o que vai demorar mais ou menos uma semana. Depois, dê uma volta na quadra. O coração vai acelerar, vai dar medo, mas você tem que ir diariamente até sentir a ansiedade abaixar. Quando isso acontecer, é hora de dar uma volta no quarteirão e depois no bairro”.
Para Cecília Bellina, a melhor forma de se acostumar com o carro e superar o medo é definir metas, vencendo uma de cada vez, sempre sozinha, porque segundo ela, "o carona sempre atrapalha, mesmo sem querer".
A última etapa do treinamento é ir para o trabalho de carro. O problema nesta etapa é a ansiedade que envolve a volta para casa. A pessoa fica o dia inteiro se atormentando, pensando que terá de levar o carro para casa sozinha. O importante neste momento é se sentir segura.