Entenda como preferir doces é pior do que escolher salgados
Se pessoas preferem petiscar doces, outras são apologistas de uns snacks salgados. Embora nem uma, nem outra opção seja saudável, escolher doces é pior para a saúde
© iStock
Lifestyle Estudo
Na hora de petiscar, há quem não resista a umas bolachas, a alguns quadrados de chocolate ou até mesmo a um bolo. Mas há também quem não consiga dizer ‘não’ para batatas fritas, a biscoitos salgados ou a folhados.
Embora não seja saudável optar por petiscos repletos de açúcar ou de sal, a verdade é que escolher sempre os doces pode ter um impacto mais prejudicial na saúde do que escolher os salgados. Quem opta por snacks doces tende a acumular mais gordura corporal, independentemente da idade, segundo informações do Daily Mail.
A escolha de snacks doces está associada à tendência de comer sem fome, o que faz com que as pessoas percam a noção dos alimentos ingeridos.
Quão mau é o fato de as crianças preferirem doces?
Um estudo levado pela médica Julie Lumeng, do Hospital Pediátrico da Universidade de Michigan, nos Estados Unidsos, incluiu crianças de um a três anos, que foram convidadas para um buffet livre de doces e salgados, sendo que tinham que escolher entre uma das opções.
De acordo com a investigação, que será publicada na edição do próximo mês da revista Pediatrics, a grande maioria das crianças optou por alimentos com mais açúcar, e aquelas que o fizeram mostraram-se irritadas quando foram impedidas de comer, o que para os pesquisadores é um sinal mais do que claro de que o açúcar vicia.
Mas esta não foi a única conclusão desta experiência: as crianças que comeram mais doces apresentaram um acúmulo gradual de gordura corporal, o que faz aumentar os riscos de obesidade infantil.
As crianças que optaram por snacks salgados não apresentaram mudanças significativas de gordura corporal.