Amor de mãe afeta avanço cerebral da criança em idade pré-escolar
Pesquisa concluiu que afetividade materna está diretamente relacionada a melhor aprendizado, memória mais saudável e crianças menos estressadas
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Lifestyle Família
Um estudo feito por
Joan
Luby, pesquisadora
sobre depressão na infância e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos concluiu que as crianças que tem o
apoio materno no período pré-escolar aprendem mais.
Segundo a Zero Hora, depois de analisar imagens do cérebro de 127 crianças que integraram o estudo,
Luby
e seus pesquisadores concluíram que
o hipocampo das crianças que tiveram uma relação mais afetiva durante a idade da pré-escola
aumentou significativamente até a adolescência.
O hipocampo fica inserido do lóbulo temporal central do cérebro. Este órgão tem por função
regular as emoções e a memória, principalmente a de longo prazo. Outras investigações
já comprovaram que quem sofre um dano nessa área pode ter sérios problemas de memorização.
Na primeira fase
da pesquisa, os pesquisadores desafiaram as
mães
a
filmarem como foi a interação entre elas e as crianças. Uma das atividades consistia em a mãe completar uma tarefa solicitada pelos
investigadores, como cozinhar. Ao mesmo tempo, as crianças recebiam um presente que só podia ser aberto depois de a mãe ter finalizado o trabalho.
As mulheres que conseguiram ter mais autocontrole e completar a ação, enquanto ofereciam algum tipo de apoio emocional ao filho, foram classificadas como mais afetuosas.
Todas as 127
crianças, ainda, foram submetidas a exames de ressonância magnética no cérebro. Esse material foi
essencial
à
realização da pesquisa, pois pode mostrar o desenvolvimento cerebral dos pequenos. O hipocampo daquelas que tiveram mais apoio das mães cresceu mais do que o das crianças cujas mães foram menos atenciosas.
"O estudo sugere que a idade pré-escolar é um período sensível, quando o cérebro responde mais ao apoio maternal" explicou
Luby.
Na classificação dos pesquisadores, as mães que interagiam de maneira menos amorosas eram as que
tinham ações punitivas ou ignoravam os filhos durante o teste. A imagem do cérebro das crianças foi a
resposta.
O hipocampo das que tiveram menos apoio tinha tamanho médio duas vezes menor do que as crianças que receberam interação mais amorosa.
"O apoio materno precoce afeta o desenvolvimento do cérebro da criança. Sabemos também que dar apoio aos pais pode ter um impacto positivo sobre outros resultados comportamentais e adaptativos em crianças", afirmou
a pesquisadora.