O momento de extremo cuidado e compaixão entre uma família de cangurus foi captada esta semana pelo fotógrafo Evan Switzer. O profissional estava passando numa propriedade em River Heads, Queensland, na Austrália, quando se deparou com a cena.
“Eu vi o [canguru] macho pegar na fêmea, parecia que estava tentando com que ela se levantasse, a ver o que se passava de errado com ela. Ele tentava levantá-la e ela não se aguentava, caía ao chão, ele a tocava e não saía do lado dela… foi uma coisa muito especial, ele estava realmente sofrendo com a perda da companheira”, afirmou o fotógrafo ao Daily Mail.
Ao lado dos dois estava o filho. Enquanto ela morria (não se conhece a razão), o macho levantava-lhe a cabeça na direção da cria e esta o olhava o tempo todo, sem se mexer, mas não saiu do lado dela.
Em uma das imagens é possível ver fêmea estender as patas na direção da cria, enquanto a sua cabeça estava sendo pelo macho.
O canguru macho não saiu do lado da fêmea mesmo depois dela ter morrido, e afugentava outros cangurus que se aproximavam. “A cria parecia confusa, estava perto da mãe depois saltitava à procura de relva e depois voltava para o lado da mãe”, indicou Evan.
“Eu já viajei muito e é comum ver animais mortos ao lado da estrada – mas nunca vi nada assim antes”, terminou o fotógrafo.