Linguagem corporal que deve ser evitada no trabalho
O corpo consegue ser um eficaz mecanismo de comunicação, mas no local de trabalho há que ter especial atenção a determinados movimentos
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Brasil Comportamento
Em uma entrevista de emprego, a linguagem corporal consegue ser um excelente forma de o empregador saber se a pessoa está ou não à altura do desafio. Já no trabalho, pode indicar determinação, fraqueza, atitude ou até mesmo preocupação.
E é no local de trabalho que as pessoas devem ter especial atenção aos seus movimentos corporais.
Segundo o Business Insider, são cinco os principais erros de linguagem corporal cometidos no trabalho e que devem, ao máximo, ser evitados.
1. Contato visual – olhar nos olhos de alguém pode mostrar confiança e determinação, contudo, quando o contato é inoportuno ou bastante moroso pode tornar-se numa situação constrangedora.
Quando se fala para uma plateia, fixar o olhar numa determinada pessoa revela falta de profissionalismo ou até mesmo insegurança.
2. Cruzar os braços – seja numa conversa, numa reunião ou simplesmente em frente ao computador. Este comportamento mostra falta de abertura para os projetos ou uma postura mais defensiva.
3. Olhar para o relógio – consultar as horas diversas vezes mostra vontade de ir embora ou de estar num outro lugar, o que pode ser entendido como falta de profissionalismo e desdenho perante a tarefa que tem que executar.
4. Postura inadequada – ombros caídos, costas curvadas para a frente ou mão a segurar a cabeça são situações que podem dar uma má imagem e mostrar também falta de profissionalismo. Quando estas situações ocorrem durante conversas, podem ser entendidas como uma falta de respeito.
5. Fraqueza no aperto de mão – um aperto de mão fraco pode dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa e sobre a sua vontade de trabalhar. Para quem quer mostrar atitude, confiança e emprenho, o mais indicado é manter o braço firme durante o cumprimento.