Gilmar Mendes suspende posse de Lula e processo retorna para Moro
Gilmar Mendes criticou a nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil, afirmando que a iniciativa é uma fuga do petista da investigação da Lava Jato em Curitiba
© DR
Política Petista
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (18) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse na manhã de quinta (17).
De acordo com o G1, Gilmar Mendes criticou a nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil, afirmando que a iniciativa é uma fuga do petista da investigação da Lava Jato em Curitiba.
A publicação informa que a decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS. O ex-presidente ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo.
Além de suspender a posse de Lula, Gilmar Mendes concedeu liminar que mantém a investigação do ex-presidente com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância judicial.
Segundo a Globo News, todos os ministros do STF ainda terão que se pronunciar sobre o processo e a decisão de Gilmar Mendes.
Leia Mais: Lula, Dilma, grampos e Moro: entenda a confusão na política brasileira
Leia mais: Gilmar Mendes, Serra e Armínio são flagrados almoçando juntos