PF prende ex-senador Gim Argello na 28ª fase da Lava Jato
Ação é realizada na manhã desta terça (12) e cumpre 21 mandados.
© Reprodução
Política Vitória
A Polícia Federal (PF) cumpre a 28ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (12) em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A ação foi batizada de Vitória de Pirro e cumpre 21 mandados judiciais. De acordo com informações do portal G1, um dos presos preventivos é o ex-senador Gim Argello.
O senador responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Gim Argello enriqueceu grandemente desde que entrou na política do Distrito Federal, tendo seu patrimônio alcançado um bilhão de reais em 2009.
Do total de mandados, dois são de prisão tempórária, um é de prisão preventiva, 14 são de busca e apreensão e quatro são de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Os mandados de prisão temporária são contra pessoas ligadas também ao ex-senador, segundo a PF.
Os crimes investigados nesta etapa são concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.