Senado: Raimundo Lira e Anastasia vão comandar o impeachment
A oposição pretende acelerar o processo no Senado e os governistas desejam retardar a decisão
© DR
Política Comissão
Os senadores responsáveis pela Comissão Especial do Impeachment no Senado já estão sendo indicados.
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi indicado pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), para ser o presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado, enquanto o relator indicado pelo PSDB é o senador Antonio Anastasia (MG).
Segundo a colunista Cristiana Lôbo, do G1, os partidos têm até sexta-feira para indicar seus representantes à Comissão. Depois disso, se dará a definição do ritmo dos trabalhos. A oposição pretende acelerar o processo e os governistas, retardar. No entanto, é consenso que o pedido de afastamento irá ser acolhido na Comissão e depois vai ao plenário, já que, para isso, é preciso maioria simples - a metade mais um votos.
A publicação destaca que, neste momento, o Senado está contabilizando quem são os aliados do governo: a oposição acredita que o governo pode contar com segurança com o voto de 21 senadores, número insuficiente para barrar a cassação do mandato da presidente Dilma se o julgamento fosse hoje.
O julgamento deve acontecer no prazo de até 180 dias depois do afastamento do cargo e os governistas dizem contar com o desgaste de Temer depois de assumir a presidência, diante da crise econômica e também do andamento da Operação Lava Jato. A coluna recorda ainda que as investigações da Operaão estão chegando até nomes importantes do PMDB - a começar pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.