Projetado a partir do
T25
que a Gordon Murray Design apresentou em 2010, o novo protótipo de um modelo urbano a gasolina surge agora com uma nova interpretação, desenvolvida em conjunto com a Shell.
Fabricado com base no chassi tubular iStream de Gordon Murray, o Shell Concept Car, que será apresentado ao público a partir da próxima segunda-feira no Salão de Pequim, apresenta 550 kg (80 kg mais leve) e um coeficiente aerodinâmico de 0.29 (que antes era de 0.37).
A carroceria é fabricada em fibra de carbono reciclada, o que significa, segundo a Shell, somente um quarto dos custos em relação ao aço convencional. Além disso, todo o carro pode ser reciclado no fim de sua vida.
O motor de três cilindros a gasolina de 0.66 litros foi especialmente redesenhado e otimizado por Osamu Goto, da Geo Technology. O bloco ganhou novos pistões, anéis e molas das válvulas, além de bielas redesenhadas. A Shell foi responsável pelo óleo do motor.
Nos testes efetuados, o modelo de três lugares - dois atrás - conseguiu um consumo de 38 km/l e uma velocidade máxima de 70 km/h. As emissões de CO2 baixaram para 4,67 g/km no ciclo europeu, o que resulta em uma eficiência 5% superior - também devido ao uso de novos lubrificantes.
Após anos de desenvolvimento, o projeto serviu não só para mostrar um novo nível de economia, mas também para demonstrar que é possível construir e manter um carro com cerca de metade da energia.