© Reprodução
"No panorama da música portuguesa, o fado tem também muitos adeptos, mas a música brasileira está em primeiro lugar. Os alunos acham as canções brasileiras mais animadas", comentou Clara Oliveira, professora do departamento de português e espanhol da Beiwai, e uma das principais organizadoras do festival.
PUB
Em um anfiteatro decorado com as bandeiras das oito nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), 12 estudantes, a maioria dos quais mulheres, exibiram os seus talentos perante uma assistência onde se encontravam alguns professores e o embaixador de Portugal na China, Jorge Torres-Pereira.
Um estudante de Tianjin chamado "Acácio" interpretou uma canção de Mickael Carreira, e "Matilde" e "Lídia", ambas da Beiwai, concorreram com temas de Mafalda Veiga e Dulce Pontes, respectivamente, mas as outras músicas a concurso tinham assinatura brasileira.
"Agora só falta você", um êxito de Rita Lee interpretado por uma aluna do 1.º ano de português da Beiwai, Chen Yun, que adotou o nome de "Alice", ficou em primeiro lugar.
"O português, agora, é muito popular e quem sabe português tem mais facilidade em arranjar emprego", disse a vencedora. "A China está a dar muita atenção às relações com o Brasil e outros países de língua portuguesa".
Alice, 20 anos, natural da província de Hubei, no centro da China, ganhou 1.000 yuan (150 euros) pelo seu desempenho, mas do ponto de visto pedagógico, o prêmio não era o mais importante.
"Estas iniciativas são importantes para os estudantes partilharem experiências de uma maneira divertida, sem ser no espaço de uma sala de aulas. A língua é cultura e estes momentos de confraternização são das melhores formas para aprender uma língua", afirmou a professora Clara Oliveira.
Cerca de 1.500 estudantes chineses frequentam cursos de graduação em português em 20 universidades da China continental. No final da década de 1990, não contando com Macau, apenas duas universidades chinesas tinham licenciaturas em português.
O crescente interesse pelo português coincide com o rápido desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa.
Devido ao peso do Brasil, que tem cerca de 200 milhões de habitantes, o português é a língua mais falada no hemisfério sul e, também, a quinta mais usada na internet, a seguir ao inglês, chinês, árabe e espanhol, e à frente do francês e do alemão.