Universidade pretende rever as políticas de inclusão

Qualquer mudança depende de aval do Conselho Universitário (Consu). A Pró-Reitoria de Graduação designou uma comissão para avaliar novas estratégias

© DR

Brasil Unicamp 12/05/15 POR Notícias ao Minuto

Para cumprir a meta de 50% de calouros provenientes da escola pública até 2017, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pretende rever suas políticas de inclusão. Internamente, são estudadas alternativas como ajustar o modelo de bônus no vestibular e o uso de cotas, informa o jornal O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira, 12.

PUB

Qualquer mudança depende de aval do Conselho Universitário (Consu). A Pró-Reitoria de Graduação designou, em 2014, uma comissão para avaliar novas estratégias. Segundo fonte da administração ouvida pelo Estado, a comissão sugeriu adotar, por um período, cotas sociais e raciais. O objetivo seria elevar a inclusão, especialmente em cursos concorridos, como Medicina.

Outra ideia seria privilegiar candidatos cujos pais não cursaram o ensino superior. Internamente, defende-se ainda que ajustes no atual sistema de bonificação do vestibular já trariam resultados positivos.

Parte dessas propostas deve ser encaminhada ao Consu nos próximos meses. A reitoria informou que só se manifestará sobre "eventuais aperfeiçoamentos nas políticas já existentes" após o debate no órgão.

Desde 2005, a Unicamp usa sistema de bônus no vestibular para candidatos da rede pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). O programa já passou por ajustes como o aumento do bônus.

Proporção

De 2014 para 2015, porém a proporção de calouros da rede pública caiu de 36,9% para 30,2%. A universidade esperava atingir 38%. Até 2017, a meta é ter 50% de calouros da rede pública, com 35% de PPI - proporção equivalente à da população paulista. A avaliação é de que, para atingir esse nível, ações mais agressivas são necessárias.

Entre as estaduais paulistas, só a Unesp usa um sistema de reserva de vagas. A USP usa bônus e estuda reservar parte das vagas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Cássia Kis protagoniza confusão em mercado por causa de jovens de biquíni

economia Salário Mínimo Há 17 Horas

Novo salário mínimo altera seguro-desemprego e outros benefícios; entenda

lifestyle Signos Há 17 Horas

'Chuva' de dinheiro! A conta bancária de três signos vai voltar a sorrir

mundo Uzbequistão Há 17 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 17 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

fama Vídeo Há 11 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

mundo EUA Há 17 Horas

Juiz confirma condenação de Donald Trump

esporte Argentina Há 12 Horas

Rodrigo Garro se envolve em acidente e causa morte de motociclista

economia PIS-Pasep Há 16 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?

fama Liam Payne Há 18 Horas

Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne