© DR
O número de empresas inadimplentes aumentou 7,46% em abril em relação a igual mês de 2014, informaram nesta segunda-feira, 18, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com março, houve crescimento de 1,82% na quantidade de pessoas jurídicas inadimplentes e alta de 9,51% nas dívidas de vencimento mais curto, de até 90 dias, a maior alta desde 2010 para os meses de abril.
PUB
"O resultado reflete o cenário econômico adverso de menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, fatores que afetam a capacidade de pagamento tanto das famílias quanto das empresas", explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
Ante março, o setor de serviços apresentou o maior crescimento no número de empresas devedoras, com alta de 11,83%, seguido pela indústria (8,36%), comércio (6,72%) e pela agricultura (6,52%). O setor de comércio é o maior devedor, concentrando 49,48% das dívidas não honradas, enquanto o setor de serviços é o maior credor, com 70,85% de todas as dívidas a receber no País.
A região Sudeste, responsável pela maior parcela do PIB nacional, lidera a inadimplência no País, com 43,58% do volume de crédito em atraso e o ritmo de crescimento de devedores, com alta de 7,73%. A região Nordeste corresponde ao segundo maior montante, 19,38%. Em nota, os economistas do SPC Brasil indicam que a posição de destaque do Nordeste se explica pelo fato de a região ter crescido de modo acelerado nos últimos anos, com muitas empresas lidando com novos instrumentos de financiamento. Com informação do Estadão Conteúdo.