Senado rejeita a indicação do embaixador Guilherme Patriota

Para ser aprovado, ele precisaria de 41 votos favoráveis. Entretanto, teve apenas 37

© Reuters

Política OEA 19/05/15 POR Notícias ao Minuto

O plenário do Senado rejeitou hoje (19) a indicação do embaixador Guilherme Patriota para a representação do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), feita pela presidenta Dilma Rousseff. Irmão do ex-ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota, o diplomata rejeitado para a OEA teve 38 votos contrários e 37 favoráveis à sua indicação.

PUB

Para ser aprovado pelo Senado, Guilherme Patriota precisaria de 41 votos favoráveis. “Só quero lamentar até onde a disputa político-partidária está indo aqui, neste plenário do Senado. É a primeira vez na história que um diplomata de carreira é rejeitado pelo Senado Federal. Eu acho simplesmente um fato lamentável”, disse o senador Lindbergh Faria (PT-RJ), logo após o anúncio da rejeição. Outros senadores, também lamentaram que a indicação não tenha sido aprovada.

O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), lembrou que Patriota já tinha “passado raspando” na Comissão de Relações Exteriores do Senado, quando foi sabatinado. “A sabatina não é um mero ato protocolar; não é um rito de passagem; muito menos é uma ação entre amigos. A sabatina serve para que o sabatinado possa revelar à República a sua forma de pensar. E nas respostas que foram dadas pelo sabatinado na última quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores, ficou patente que ele poderia melhor representar a Venezuela do que o Brasil, com as repostas que foram dadas”, disse o senador.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltou que a decisão do plenário é “soberana” e não pode ser questionada. “Para além de ser um fato lamentável, é uma decisão do Senado Federal que nós temos que respeitar; é uma decisão do Senado Federal que tem que ser respeitada, sim”, disse o presidente.

Antes de Guilherme Patriota, o plenário votou a indicação do diplomata Paulo Cesar de Oliveira para assumir a embaixada do Brasil na França e em Mônaco. Oliveira foi aprovado com 66 votos a favor e quatro contrários, além de uma abstenção. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 6 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 6 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Viajar para a europa Há 21 Horas

Mudanças nas viagens para a Europa: O que brasileiros precisam saber

economia 13º salário Há 6 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama RAFA-KALIMANN Há 23 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama MARCOS-HARTER Há 21 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

fama Ilhas Há 23 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama Kanye West Há 22 Horas

Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe

fama TV Há 18 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

mundo Diplomacia Há 21 Horas

Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais