Vendas do varejo paulistano caem 5,5% em fevereiro

O resultado de fevereiro levou a uma revisão para baixo das estimativas da FecomercioSP para o resultado final das vendas do varejo

© Reuters

Economia Fecomercio 20/05/15 POR Notícias ao Minuto

As vendas do comércio varejista da capital paulista recuaram 5,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao totalizarem R$ 11,6 bilhões de faturamento. Segundo a FecomercioSP, das nove atividades pesquisadas, três apresentaram quedas expressivas no período: setor vestuário, tecidos e calçados (-26,1%), lojas de móveis e decoração (-22,5%) e concessionárias de veículos (-14,4%). Por outro lado, o setor de supermercados registrou expansão de 1,5% na comparação com fevereiro de 2014.

PUB

Na passagem de janeiro para fevereiro, a queda nas vendas foi de 8,1%. No primeiro bimestre de 2015, a retração acumulada chega a 7,4%. O resultado de fevereiro levou a uma revisão para baixo das estimativas da FecomercioSP para o resultado final das vendas do varejo na cidade de São Paulo em 2015. A estimativa passou de queda de cerca de 3% para uma retração de até 6%. "A cidade de São Paulo sofre com a fragilidade prolongada da atividade industrial - que paga rendimentos médios maiores - e a consequente deterioração dos indicadores de renda e de emprego, o que resulta na baixa generalizada do crédito", diz a instituição, em nota.

Vendas no Estado

Em fevereiro, o faturamento do varejo no Estado de São Paulo ficou em R$ 38,5 bilhões, uma queda de 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2014, completando, assim, 12 meses consecutivos de resultados negativos. Oito das nove atividades pesquisadas apresentaram recuos no período, com destaque para as concessionárias de veículos (-20,8%), lojas de móveis e decoração (-18%), setor de vestuário, tecidos e calçados (-13,8%), e autopeças e acessórios (-11,6%).

"O forte recuo apresentado nas vendas de vestuário, tecidos e calçados aponta que o esforço do comércio varejista em recuperar a receita por meio de liquidações e promoções não causou efeito positivo", diz a FecomercioSP. A entidade destaca ainda que o desempenho fraco do setor de supermercados (-0,1%) em fevereiro também preocupa, devido ao peso do segmento. A nova estimativa para as vendas do varejo no Estado em 2015 são de queda de 5%. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 7 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 17 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 17 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 7 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 15 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 9 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 16 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 8 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 16 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Letícia Cazarré Há 17 Horas

Leticia Cazarré dá entrada em hospital Após relatar problemas de saúde