Os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que 10% mais pobres

Organização alerta que as desigualdades são prejudiciais, a longo prazo, para o crescimento econômico

© Reuters

Economia OCDE 21/05/15 POR Notícias ao Minuto

O alerta surge no mais recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre desigualdades -- 'Why less Inequality Benefits All' -- onde a organização volta a afirmar que, em muitos países, o fosso entre as pessoas mais ricas e as mais pobres é o maior dos últimos 30 anos.

PUB

"Hoje, nos países da OCDE, os 10% mais ricos da população ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. No anos 1980, a porcentagem estava nos 7:1, subindo para os 8:1 nos anos 1990 e para os 9:1 nos anos 2000", revela o documento.

A entidade acrescenta que em algumas economias emergentes, particularmente na América Latina, as desigualdades de rendimento diminuíram, mas o fosso permanece genericamente mais elevado do que nos países da OCDE.

"Durante as crises, as desigualdades de rendimento continuaram a aumentar, principalmente devido à quebra no emprego; a redistribuição através dos impostos e as transferências compensaram parcialmente as desigualdades", aponta a OCDE.

"No entanto, no extremo inferior da distribuição de rendimentos, a renda familiar real caiu substancialmente nos países mais atingidos pela crise", acrescenta.

Na opinião da OCDE, desigualdades demasiado elevadas impedem o crescimento econômico. A organização sublinha que, para além do impacto na coesão social, as crescentes desigualdades são prejudiciais para o crescimento a longo prazo.

Ao nível laboral, o trabalho temporário, o trabalho a tempo parcial e o autoemprego são atualmente cerca de um terço do total do emprego nos países da OCDE e desde meados da década de 1990, "mais de metade de toda a criação de emprego foi na forma de trabalho informal".

"As famílias que são largamente dependentes de rendimentos fruto de trabalho informal têm taxas de pobreza mais elevadas (22% em média), e o aumento do número destas famílias nos países da OCDE contribuiu para o aumento das desigualdades", destaca o relatório.

Na opinião da OCDE, os países devem promover as mesmas oportunidades para todos os cidadãos e diminuir as desigualdades, porque é essencial que haja confiança nas instituições e efetivo diálogo social.

Para reduzir o fosso entre os ricos e os pobres, a OCDE defende políticas em quatro áreas: participação das mulheres na vida econômica, promoção do emprego e de trabalhos de qualidade, educação e sistema de impostos e de transferências sociais.

Sugere que os países eliminem o tratamento desigual entre homens e mulheres no mercado trabalho e removam as barreiras à progressão nas carreiras das mulheres.

Pede também políticas para aumentar o acesso ao mercado de trabalho com foco em políticas que potenciem a quantidade, mas também a qualidade dos empregos oferecidos.

Ao nível da educação, pede mais atenção para o ensino nos primeiros anos, bem como para as famílias com crianças em meio escolar, defendendo como essencial que se combatam as diferenças socioeconómicas.

Já no que diz respeito aos impostos, a OCDE lembra que uma redistribuição adequada via impostos e transferências sociais é um "poderoso" instrumento na conquista de mais igualdade e crescimento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável