Zé Roberto exalta peso de Sul-Americano para a seleção

O torneio visa principalmente a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020

© DR

Esporte Vôlei feminino 27/08/19 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira feminina de vôlei fará nesta quarta-feira, às 17 horas (de Brasília), em Cajamarca, no Peru, a sua estreia no Campeonato Sul-Americano. O primeiro rival da equipe nacional será a modesta equipe do Equador, país que não possui nenhuma tradição importante nesta modalidade.

PUB

Apesar de o Brasil disputar esta competição mais uma vez como grande favorito, o técnico José Roberto Guimarães exaltou o peso do torneio para o time neste ciclo que visa principalmente a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

"Todo o campeonato que participamos defendendo as cores do Brasil é muito importante. Estamos em Cajamarca com o foco voltado para fazermos uma boa campanha no Sul-Americano e também já pensamos na Copa do Mundo que vai acontecer na sequência", ressaltou o treinador ao projetar a participação das brasileiras no torneio que irá até o próximo domingo.

Na edição passada da competição, realizada em 2017, na cidade de Cali, na Colômbia, o Brasil ficou com o título ao bater as colombianas por 3 sets a 0 na decisão. Agora, no evento em solo peruano, o time brasileiro integra o Grupo A, que também conta com Argentina e Venezuela. Já o Grupo B é formado por Peru, Colômbia, Uruguai e Bolívia. As duas melhores equipes de cada chave avançarão às semifinais.

"O Sul-Americano é uma competição muito importante para o nosso time. Precisamos ganhar ritmo de jogo e entrosamento. Essas partidas serão fundamentais para nos conhecermos mais como grupo. O Sul-Americano também conta pontos para o ranking mundial que será usado para as chaves dos Jogos Olímpicos. Temos tudo para fazermos uma boa campanha nessa competição", afirmou a central brasileira Fabiana, que disputará a sua primeira competição oficial pela seleção desde os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Neste Sul-Americano, além de Fabiana, o Brasil será representado pelas levantadoras Macris e Roberta, pelas opostas Lorenne e Sheilla, pelas ponteiras Drussyla, Amanda, Gabi Cândido e Maira, pelas centrais Fabiana, Carol, Mara e Bia e pelas líberos Léia e Suelen.

Em sua preparação para o Sul-Americano, a seleção venceu a Argentina por duas vezes por 3 sets a 0, nos últimos dias 18 e 20, em amistosos realizados em Suzano (SP). Antes disso, no início do mês. a equipe nacional assegurou sua classificação aos Jogos de Tóquio-2020 ao terminar o Pré-Olímpico com três vitórias em três jogos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 12 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 10 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 9 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 10 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes