Recuperação de emprego na indústria demora mais

O tempo de retorno ao mercado de trabalho no setor manufatureiro é de dois anos e meio. Nos serviços, para apenas seis meses

© Agência Brasil

Economia Economista 21/05/15 POR Notícias ao Minuto

Os trabalhadores da indústria, quando dispensados, levam mais tempo para recuperar o emprego do que os trabalhadores do setor de serviços, afirmou há pouco o economista Sérgio Lago, do Banco Central, durante apresentação no XVII Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio. Além disso, é mais fácil os trabalhadores da indústria migrarem para o setor de serviços. Em tempos de política monetária mais apertada, o emprego na indústria também é mais frágil, disse o economista.

PUB

A partir de dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e da Pesquisa Industrial Mensal - Emprego e Salário (Pimes), ambas do IBGE, Lago concluiu que o tempo de retorno ao mercado de trabalho no setor manufatureiro é de dois anos e meio. Nos serviços, o estudo mostra que esse prazo é cortado em cinco vezes, para apenas seis meses.

"Além disso, é muito mais fácil eles se deslocarem da manufatura para os serviços do que o contrário", afirmou o economista. Segundo o pesquisador, um funcionário da manufatura levaria quatro meses para migrar de atividade, enquanto um trabalhador do setor de serviços precisaria de 10 anos em média para encontrar uma colocação na indústria. "O poder de barganha do setor de serviços também é muito maior do que o de trabalhadores da manufatura", acrescentou Lago.

Em tempos de aperto na política monetária, um choque faz com que, em um primeiro momento, o emprego na indústria não sofra baixas. O ajuste inicial é feito no número de horas trabalhadas. Apesar disso, com o passar do tempo, as vagas nesse setor ficam mais fragilizadas, o que não acontece nos serviços.

"Nos serviços é diferente, o grande ajuste é nas horas trabalhadas. O choque de política monetária faz com que o salário real caia, então o setor não tem grande estímulo a demitir, pois o custo de mão de obra fica mais barato", comentou o economista do BC. Com informação do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 21 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo