Corte no Orçamento é para que país decole antes de 2022, diz Bolsonaro

O presidente disse que, quando assumiu o Palácio do Planalto, sabia que enfrentaria uma situação difícil e ressaltou que herdou das gestões anteriores "um orçamento completamente desorganizado"

© Reuters

Economia GOVERNO-ORÇAMENTO 04/09/19 POR Folhapress

ANÁPOLIS, GO (FOLHAPRESS) - Em um cenário de fraco crescimento econômico, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (4) que os recentes cortes orçamentários fazem parte de um esforço para que o desempenho econômico do país apresente uma melhora consistente antes de 2022.

PUB

No evento de inauguração da aeronave KC-390, ele disse que, quando assumiu o Palácio do Planalto, sabia que enfrentaria uma situação difícil e ressaltou que herdou das gestões anteriores "um orçamento completamente desorganizado".

No segundo trimestre deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) avançou apenas 0,4% em relação aos três meses anteriores. A proposta orçamentária para 2020 reduz em 18% os recursos totais do Ministério da Educação, além de restringir também verbas para o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

"Nós sabíamos o que teríamos pela frente. Um orçamento completamente desorganizado, para sermos civilizados. Se Deus quiser, antes de 2022, nós começaremos também a decolar, com o reajuste de nosso orçamento", disse.

A uma plateia de militares e empresários, Bolsonaro ressaltou que não é fácil tomar as medidas amargas que tem adotado e disse que não gostaria de fazer muitas delas, como a proposta de uma reforma previdenciária.

Em maio, as Forças Armadas estimaram que têm enfrentado neste ano um contingenciamento de cerca de 44% das despesas não obrigatórias. O percentual do Exército é de 28% para as despesas discricionárias, incluindo os programas estratégicos, o que levou o comando a autorizar o corte de expediente.

"O caminho não é fácil. Gostaria de não fazer muita coisa que estou fazendo no tocante à Previdência, mas sei que sem esse trabalho o nosso destino seria muito trágico", disse o presidente.

Em discurso, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, lembrou que projetos das Forças Armadas têm sofrido "atrasos significativos". "O desenvolvimento projetos vem sofrendo atrasos significativos ao longo dos anos devido a dificuldades orçamentárias", disse.

O presidente participou nesta quarta-feira (4) da inauguração da aeronave KC-390, maior avião militar fabricado no Hemisfério Sul e desenvolvido em uma parceria entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a Embraer.

Bolsonaro e Bermudez fizeram discursos em defesa da soberania brasileira. O presidente disse que o Brasil é um país pacífico, mas não pode continuar passivo a ataques de nações estrangeiras, em uma referência ao presidente francês, Emmanuel Macron.

"O Brasil é um país pacífico e não continuará sendo passivo a esse tipo de ataque à soberania. A Amazônia brasileira é nossa", afirmou. "Isso que aconteceu há poucos dias [críticas de Macron] foi bom para despertar o patriotismo entre nós", acrescentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo