MEC diz que falhas no ProUni foram solucionadas

O Ministério da Educação acrescentou que está fazendo “aprimoramentos” no controle do sistema

© DR

Brasil Auditoria 26/05/15 POR Notícias ao Minuto

Após auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) detectar falhas no controle de concessão de bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Ministério da Educação (MEC) informou, em nota, que solucionou os problemas. O MEC acrescentou que está fazendo “aprimoramentos” no controle do sistema.

PUB

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Entre as falhas apontadas em relatório da CGU, há a concessão de bolsas a beneficiários mortos e a estudantes com renda superior ao teto exigido pelo programa. Quarenta e seis estudantes identificados pela CGU como mortos, após serem beneficiados com a bolsa, tiveram o benefício cancelado. De acordo com o MEC, o beneficiário que aparecia como falecido, antes de entrar na universidade, estava na verdade vivo. A informação de que o aluno estava morto – que se revelou incorreta – se deve a erro no cadastramento do estudante. 

O MEC informou que, desde 2009, vem monitorando o mecanismo de supervisão dos bolsistas, visando a identificar os que não atendem aos requisitos do programa.

Segundo a nota, dos bolsistas identificados pela CGU com irregularidades, "apenas" 1.043 não estavam com a bolsa encerrada após a supervisão do MEC. Outros 107 benefícios foram cancelados. Os demais casos irregulares foram cancelados pelas próprias instituições de ensino.

A auditoria da CGU revelou ainda casos de candidatos que informaram não ser brasileiros natos ou naturalizados e de pessoas beneficiadas com duas bolsas. No entanto, o MEC informa que, entre os 58 inscritos no ProUni que declararam não ser brasileiros, dez acabaram sendo beneficiados com bolsas, após terem comprovado que eram brasileiros natos ou naturalizados. Os demais tiveram o benefício cancelado. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 4 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

esporte Violência Há 4 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

brasil Rio de Janeiro Há 5 Horas

Mulher descobre traição do marido e expõe os dois na igreja; vídeo

mundo Japão Há 5 Horas

Assassina conhecida como 'Viúva Negra' morre no corredor da morte

fama Celebridades Há 7 Horas

Relembre grandes nomes que nos deixaram em 2024

fama Goiás Há 1 Hora

Ex-mulher de Ney Latorraca, 'se aposenta' e vai morar em GO: 'sou rica'

economia Dinheiro Há 23 Horas

Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta

fama Relato Há 23 Horas

Atriz de Bridgerton revela que a mãe não gostou das suas cenas 'quentes'

fama Saúde Há 14 Horas

Guilherme Arantes cancela show de Réveillon em Santos após procedimento médico

fama Luto Há 19 Horas

Ex-mulher de Ney Latorraca, Inês Galvão se emociona em velório