Agosto encerra ciclo extremamente difícil e setembro marca mudança

Essa é a opinião do secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida

© Divulgação / IDP

Economia Otimismo 10/09/19 POR Estadao Conteudo

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, repetiu nesta terça-feira, 10, que o mês de agosto encerra um ciclo difícil da economia brasileira e voltou a avaliar que setembro marcará a retomada de uma trajetória consistente de recuperação. "Como o ministro Paulo Guedes sempre fala, não tem voo de galinha. Temos que colocar o Brasil em uma trajetória consistente de crescimento de longo prazo. A partir de setembro os indicadores voltarão a mostrar resultados positivos", afirmou o secretário.

PUB

Sachsida também voltou a dizer que a baixa produtividade da economia brasileira é o principal fator a ser atacado para que o País voltar a ter crescimento de longo prazo da atividade. "De 2010 a 2017 a produtividade caiu. Essa é uma herança maldita que esse governo recebeu, decorrente de políticas erradas feitas entre 2006 e 2016", completou.

O secretário mais uma vez atacou a má alocação de recursos na economia na última década. "Essas políticas não ficaram no passado, continuam custando dinheiro todos os anos para o governo", acrescentou.

Ainda assim, Sachsida também destacou que o cenário fiscal é o problema urgente do País. "A reforma da Previdência é fundamental, mas precisamos andar com uma ampla agenda de reformas", repetiu.

Ele ainda citou a conjuntura internacional, com a tendência de desaceleração da economia global.

Estimativa do PIB

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia disse que a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é apenas um dos componentes considerados na decisão de liberar ou não recursos contingenciados do orçamento deste ano. "Não sei dizer agora se a nova projeção de PIB será suficiente para liberar parte do orçamento, mas essa informação será dada no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, na próxima semana", respondeu.

O Ministério da Economia atualizou nesta terça-feira a projeção para alta do PIB em 2019 de 0,81% para 0,85%.

Reforma da Previdência

O secretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Vladimir Teles, explicou que a projeção de alta do PIB não leva em consideração a aprovação da reforma da Previdência, mas contempla os efeitos na economia do avanço da proposta no Congresso.

"A estimativa leva em consideração os indicadores antecedentes de atividade. Se a reforma não tivesse já passado pela Câmara, esses indicadores estariam muito piores e o cenário de crescimento seria pior", avaliou Teles.

Situação fiscal

Adolfo Sachsida reforçou que o governo irá cumprir todas as metas fiscais e descartou mudanças nessas normas que regem o gasto público. "Mesmo em um momento fiscal difícil, o teto de gastos fica de pé, a regra de ouro fica de pé, e mantemos o ajuste", afirmou.

Sachsida explicou ainda que a sua avaliação de que a economia retomará o ritmo gradual de expansão a partir de setembro se deve à liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), à aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso, e à maturação de outras medidas já tomadas.

IVA

O secretário disse que a ideia do IVA dual federal/estadual de sua coautoria - quando era pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) - é tornar a reforma tributária viável de ser aprovada pelo Congresso. "Mas se esse é o modelo será escolhido pelo governo, é uma decisão do ministro Paulo Guedes e do presidente da República. O que fazemos na SPE é defender um modelo e realizar os cálculos para subsidiar o governo", respondeu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 15 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 17 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 16 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 13 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?