Flora intestinal saudável pode blindar coração contra infarto e AVC

Especialista explica como bactérias presentes na microbiota intestinal ajudam a controlar peso, colesterol, diabetes e outros fatores de risco cardíaco

© iStock

Lifestyle Infarto 14/09/19 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Considerada a doença do século, a Síndrome Metabólica é a resposta do organismo a uma vida de sedentarismo e alimentação inadequada. A condição é um dos principais fatores de risco cardíaco, já que pode aumentar as chances de infarto, AVC e diabetes tipo 2.

PUB

“Ela é um conjunto de todos os principais fatores de risco para o coração, o excesso de peso, colesterol alto, diabetes, hipertensão, sedentarismo e alimentação desequilibrada. Por isso, já se tornou um problema de saúde pública”, explica o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral.

Mas, de acordo com um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o segredo para o controle das doenças metabólicas pode estar na regulação do sistema imunológico, mas especificamente nas bactérias “do bem”, que estão presentes em uma flora intestinal saudável. O estudo constatou por meio de testes em ratos, que aqueles mamíferos que apresentavam altas concentrações de uma classe de bactérias, chamada clostridia, perdiam peso mais facilmente e reduziam suas chances de tornarem-se obesas e/ou desenvolverem o diabetes tipo 2 .

“Isso ocorre porque boa parte das bactérias presentes na flora intestinal tem função reguladora da microbiota e de doenças metabólicas, já que ajudam a controlar o peso, o colesterol, os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, blindam o coração contra eventos cardíacos, que podem ser fatais como o infarto e o AVC”, afirma Sobral.  

Estudos europeus, divulgados em 2018, já haviam mostrado que pessoas com menor diversidade de bactérias, principalmente de ácido indol propiônico, em sua flora intestinal, têm maiores riscos de apresentarem rigidez das artérias, um dos indicativos para avaliar as chances do paciente ter um ataque cardíaco e/ou derrame no futuro.  

De acordo com o cirurgião cardiovascular, o ácido indol propiônico pode ser um forte aliado na diminuição do risco de desenvolvimento de diabete. “Para garantir que sua flora intestinal apresente essas bactérias, consideradas do bem, é preciso ter uma dieta balanceada, rica principalmente em fibras e probióticos, que regulam o intestino. Além disso, é importante praticar atividades físicas regularmente e beber bastante água durante o dia”, finaliza Sobral.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 4 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Política Há 9 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 5 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 11 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 9 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Luto Há 20 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Trabalho Há 21 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'