Governo vai propor ações para incentivar navegação de cabotagem

Promessa antiga ao setor portuário, a intenção é baratear e desburocratizar o setor para que se torne uma meio de transporte viável às empresas

© Reuters

Economia Portos 29/05/15 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério dos Transportes criou grupo de trabalho para elaborar proposta de incentivo à Navegação de Cabotagem, que consiste no transporte por via marítima de um porto para outro no mesmo país. Em 120 dias, o grupo terá que sugerir ações e mudanças para favorecer uma maior participação desse tipo de navegação na matriz de transporte brasileira. Os trabalhos poderão ser prorrogados por mais noventa dias se houver motivo justificado.

PUB

O grupo será composto por representantes de secretarias do Ministério, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Havia expectativa de que as propostas de mudança do marco regulatório da cabotagem fossem lançadas junto com a nova rodada de concessões de infraestrutura, cujo anúncio está previsto para ocorrer agora em junho. Mas, com o prazo dado ao grupo de trabalho, elas devem ficar só para o fim do ano.

Promessa antiga ao setor portuário, a intenção do governo é baratear e desburocratizar a cabotagem no País para que se torne uma meio de transporte viável às empresas. Hoje, segundo explicações do governo, levar uma carga do Uruguai para o Nordeste sai mais barato do que transportá-la do Porto de Rio Grande (RS) para o mesmo destino. Isso porque, no primeiro caso, trata-se de uma navegação de longo curso e, no segundo, cabotagem. Uma explicação para a diferença de preço é que, na navegação internacional, não há cobrança de PIS e Cofins sobre os combustíveis. Mas na cabotagem esses tributos são cobrados.

A criação do grupo está formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. As atividades do grupo serão coordenadas por um representante da Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes. Com informação do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia 13º salário Há 15 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 15 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Jhei Soares Há 8 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Kate Cassidy Há 15 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Bitcoin Há 13 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 14 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Elie Há 14 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 7 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 9 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 12 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga