"Salvem a minha mamã". 11 crianças viram o pai matar a mãe em Espanha

A história das duas meninas de 10 e 8 anos que viram a mãe morrer esfaqueada, na terça-feira, às mãos do pai, em Madrid

© .

Mundo Violência doméstica 19/09/19 POR Notícias Ao Minuto

Duas meninas viram a mãe morrer esfaqueada às mãos do pai na terça-feira, em Madrid. História chama a atenção para as crianças que assistem à morte das progenitoras, em Espanha.

PUB

A história das duas meninas de 10 e 8 anos que viram a mãe morrer esfaqueada, na terça-feira, às mãos do pai, em Madrid, é apenas mais uma para somar à mão cheia de casos a que Espanha assistiu só este ano.

"Salvem a minha mamã, salvem-na, por favor", gritou a menor mais velha, a parir da varando do 3.º andar de uma rua da Ciudad Lineal, em Madrid, quando percebeu que a sua mãe, de 31 anos, estava a ser esfaqueada pelo pai à porta de casa, relata o El Mundo. O homicida, de 43 anos de idade, foi detido e a mulher, de 31, morreu, com seis facadas.

Menos de dois dias antes, outras duas crianças, de 4 e 7 anos de idade, estavam a preparar-se para ir para a escola quando viram o pai balear mortalmente a mãe, a tia e a avó, em Pontevedra. O pai entregou-se às autoridades, quase toda a família morreu.

A publicação espanhola debruçou-se sobre este tipo de casos, no âmbito da violência doméstica, que são especialmente traumatizantes para as crianças. Referindo que são contabilizadas, desde 2013, quantas crianças ficam órfãs à mercê da violência doméstica, o El Mundo sublinha que não há estatística para quantas destas crianças são expostas ao trauma de forma direta, assistindo à morte da mãe.

Segundo o jornal, em Espanha, nos últimos 12 meses, pelos menos 11 crianças assistiram à morte da progenitora às mãos do pai. O número sobe para 22 crianças se foram contados os últimos 24 meses.

"Estas crianças enfrentam uma dor dupla: a dor pela pessoa ou pessoas - como no caso de Pontevedra - que foram assassinadas e, por outro lado, a dor de ver um progenitor associado a essa violência brutal, para além do trauma de o testemunhar", indicou Raquel Castro, psicóloga infantojuvenil, à mesma publicação.

Recorde-se que este ano já morreram 43 mulheres em Espanha, número superior ao período homólogo, de acordo com o apurado pela Delegação do Governo para a Violência de Género.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia