© DR
O clássico entre Corinthians e Palmeiras, neste domingo, no Itaquerão, foi o primeiro jogo de atuação da delegacia móvel da Divisão Especial de Atendimento do Turista (Deatur) do Estado de São Paulo. O anexo, que permaneceu posicionado na entrada do estádio, serve para dar suporte à base que fica do lado de dentro do estádio e possui até cela para infratores. No dérbi deste domingo, nove pessoas foram presas.
PUB
Dentre os detidos, sete eram cambistas e foram flagrados por investigadores da delegacia móvel. Outros dois torcedores do Corinthians foram pegos tentando atirar objetos no campo e contra uma policial militar, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Seis dos presos (entre eles, cinco cambistas e um torcedor) já foram sentenciados a cumprir trabalho voluntário em instituições públicas.
A delegacia móvel já havia sido utilizada em eventos como a Copa do Mundo e o GP do Brasil de Fórmula 1. A estrutura da unidade permite registrar até três flagrantes ao mesmo tempo e conta até com uma cela para infratores, além de acesso à rede de consulta aos bancos de dados civis e criminais. O ônibus da Deatur faz parte das novas medidas antiviolência propostas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Porém, mesmo assim ainda houve espaço para confusão na arena do Corinthians. Após a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, corintianos tentaram invadir a área dos vestiários após notarem um portão ausente de policiamento. A Polícia Militar agiu energicamente para evitar a invasão. Depois, os torcedores permaneceram gritando palavras de ordem no local de saída do ônibus do Corinthians. Muitos jogadores deixaram o estádio em carros particulares.
Além disso, outro episódio foi registrado no intervalo da partida: um drone começou a sobrevoar a área destinada à torcida do Corinthians levando a camisa do Guaraní, do Paraguai, em uma clara provocação à eliminação do time da Copa Libertadores. O objeto acabou se chocando com uma das paredes do estádio e foi ao chão. Com informações do Estadão Conteúdo.