© .
Treinar em jejum é um tema extremamente polêmico entre os especialistas: uns afirmam que a prática é favorável para o emagrecimento, enquanto outros defendem que o hábito faz mal ao corpo. E uma nova pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Northumbria (Reino Unido) promete ‘aquecer’ o debate.Uma equipe de investigadores revelou que praticar exercício físico antes do café da manhã pode queimar até 25% mais gordura. Isso porque, segundo os especialistas, o treino realizado após uma noite de jejum exige combustível para o esforço, que é assim retirado das reservas de gordura já existentes, que é aquela que se pretende eliminar.
PUB
Para efeitos do estudo, 12 homens ativos foram submetidos a uma sessão de esteira às 10h em jejum ou depois de terem tomado o café da manhã. Em ambas as situações, ingeriram um batido de chocolate para recuperar alguns nutrientes após a atividade. No final do dia, os voluntários jantaram massa, e foi-lhes dito para comerem até se sentirem confortavelmente saciados.
Após analisarem o comportamento dos participantes, os especialistas descobriram que treinar de manhã não aumenta o apetite ao longo do dia, mesmo que o treino tenha acontecido em jejum. Além disso, observaram que a queima de gordura foi 25% maior entre aqueles que se exercitaram na esteira de estômago vazio.
Ainda assim os investigadores, salientam que quem decidir praticar esporte de estômago vazio, deve primeiro consultar um médico ou nutricionista de modo a analisarem o perfil do individuo e concluírem se o método é ou não aconselhável.