© .
Um veterano de guerra britânico, de 97 anos, saltou de paraquedas, este sábado, sobre a cidade holandesa de Arnhem, onde há mais de sete décadas foi capturado pelos alemães.
PUB
O momento serviu para assinalar o 75º aniversário da Operação Market Garden, que pretendia abrir uma rota de ataque para os Aliados, durante a II Guerra Mundial. Nessa altura, em 1944, 35 mil soldados britânicos, americanos e polacos saltaram de paraquedas rumo a território invadido pelos nazis.
Sandy Cortmann foi um dos 6500 soldados capturados. Outros 1500 tiveram menos sorte e foram mortos. Em memória das vítimas mortais, hoje, 1500 paraquedistas naturais dos países aliados saltaram sobre os céus da Holanda.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, vê-se Sandy a caminhar até ao avião e depois a pular de paraquedas. Ao jornal Metro, o idoso admitiu ter sido um salto "completamente aterrorizante", mas bem diferente do que fez quando tinha 22 anos.
"Nós eramos apenas um grupo de jovens rapazes que queriam cumprir o que tinham a fazer, mas acabou por ser bastante assustador porque quando aterramos tínhamos armas e morteiros apontados para nós", revelou.
Quem esteve presente na cerimónia e acabou mesmo por cumprimentar Sandy foi o príncipe Carlos que, junto com a princesa Beatriz da Holanda, colocou uma coroa de flores no local onde ocorreu o ataque, em homenagem aos homens que perderam a vida há 75 anos em honra da pátria.
.@TheParachuteReg veteran Sandy Cortmann parachutes onto Ginkel Heath with @RedDevilsOnline, 75 years after he jumped into Operation Market Garden#Arnhem75 pic.twitter.com/KxrPs4H23v
— 16AirAssaultBrigade (@16AirAssltBde) September 21, 2019