© .
Pular corda é uma das atividades físicas mais democráticas que existem. Econômica (só precisa de uma corda), pode ser praticada em qualquer lugar, queima muitas calorias e tonifica os músculos. Para começar a investir na modalidade, é simplesmente preciso comprar uma corda, que pode ser de aço com PVC, de silicone ou até mesmo de tecido. O importante é que seja regulável à altura do praticante para evitar lesões nas articulações. Além disso, a escolha de tênis adequados é fundamental, pois o calçado irá absorver o impacto do salto e proteger as articulações.
PUB
Queima calórica
Somente em 30 minutos pulando corda é possível queimar até 350 calorias. Contudo, os resultados variam de acordo com o condicionamento físico do praticante.
Melhora a saúde cardiovascular
Assim como outros exercícios de alta intensidade, esta prática trabalha muito a atividade cardiovascular e, por isso, beneficia a saúde do coração, diminuindo a pressão arterial e a frequência cardíaca. A longo prazo, previne doenças cardiovasculares.
Coordenação motora
Pular corda também exercita a coordenação motora por trabalhar os músculos esqueléticos (grandes músculos).
Como pular corda corretamente?
Cabeça e tronco devem estar sempre alinhados e eretos. Flexione ligeiramente os joelhos e olhe em frente. Os cotovelos devem estar próximos do corpo e os punhos devem ser usados para bater a corda.
A corda começa na parte de trás do corpo encostada nos pés. Deve então ser girada por cima da cabeça e, logo de seguida, um pequeno salto deve ser realizado para que esta passe por debaixo dos pés e já suba para iniciar um novo giro.