Bolsonaro usa colar indígena em visita a Nova York

O adereço foi um presente da índia Ysani Kalapalo, que integra a comitiva brasileira na viagem

© DR

Mundo BOLSONARO-ONU 24/09/19 POR Folhapress

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro usou um colar indígena ao sair de seu hotel para um jantar em Nova York nesta segunda-feira (23). Segundo o Palácio do Planalto, o adereço foi um presente da índia Ysani Kalapalo, que foi convidada para integrar a comitiva brasileira na viagem.

PUB

Bolsonaro deixou o hotel Intervontinental Barclay por volta das 19h50. Estava acompanhado de Ysani e, quando as câmeras das emissoras de TV se aproximaram, ele abraçou a convidada e passou a caminhar ao lado dela. Os dois viajaram no mesmo carro até o jantar. Questionado sobre a peça que usava em volta do pescoço, o presidente não quis dar detalhes.

Em meio à crise da Amazônia - com repercussão internacional - o presidente faz um movimento alegórico para tentar refutar a ideia de que tem uma política negligente em relação ao meio ambiente, prejudicando a floresta e a população da região, inclusive indígenas.

A decisão de levar uma índia na comitiva presidencial aos EUA foi mais um movimento do governo para tentar acalmar os ânimos fora do país. Bolsonaro ficou sob pressão de líderes e organizações internacionais devido ao afrouxamento de mecanismos de fiscalização do meio ambiente. Ele defende, inclusive, a revisão da política de demarcação de terras indígenas.

A participação de Ysani na viagem aos EUA é alvo de contestação de um grupo de defesa de direitos indígenas. A Atix (Associação Terra Indígena Xingu) afirma em nota divulgada no sábado (21) que ela não foi indicada por nenhuma entidade representativa para compor a comitiva do governo e acusa o Planalto de desrespeitar "povos e lideranças indígenas renomados do Xingu."

Apoiadora de Bolsonaro desde a campanha eleitoral, Ysani diz ser da aldeia no Parque Indígena do Xingu, mas a ATIX declara que a índia é "residente e domiciliada em Embu das Artes", na Grande São Paulo.

No texto assinado por 14 caciques, a associação diz que a índia "vem atuando nas redes sociais para ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena no Brasil." "Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidas e respaldadas por nós."

Ysani defende o discurso do governo de que há notícias falsas sobre a abrangência do desmatamento e queimada na Amazônia. A intenção inicial era que Ysani assistisse ao discurso de Bolsonaro de dentro do plenário, diante de todas as delegações internacionais. O Brasil, porém, terá direito a seis lugares no salão principal da ONU e a previsão é que eles sejam ocupados, além de Bolsonaro, por Michelle Bolsonaro, o chanceler Ernesto Araújo, o general Augusto Heleno (GSI), além do deputado Eduardo Bolsonaro e do senador Nelsinho Trad, presidentes das comissões de relações exteriores da Câmara e do Senado, respectivamente.

Durante a cúpula da ONU, uma das principais organizações multilaterais do mundo, líderes, empresários e investidores estarão com os olhos voltados para a maneira como o Brasil conduz a crise, agravada com o aumento de queimadas e desmatamento da floresta.

O governo Bolsonaro minimiza o tamanho dos incêndios, afirma que eles estão na média dos últimos 20 anos, e insiste no discurso de que o desenvolvimento sustentável não exclui as atividades econômicas que poderiam, na avaliação do Planalto, ajudar a população local.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), porém, mostram que o desmatamento na Amazônia aumentou 222% em agosto deste ano em comparação com o mesmo período em 2018. Os índices são corroborados pela Nasa, a agência espacial americana.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 12 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 14 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 13 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 12 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 22 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes