Manifestantes tentam invadir STF e policial é ferido

Um policial militar foi atingido por uma pedra atirada por um manifestante, mas, segundo apurou o Estado/Broadcast Político, o estado dele não é grave

© REUTERS/Ueslei Marcelino

Política Manifestação 25/09/19 POR Estadao Conteudo

O clima nesta quarta-feira, 25, é de tensão na Praça dos Três Poderes onde um grupo de manifestantes protesta a favor da abertura da CPI da Lava Toga e pela "moralização do STF". Com críticas e ofensas disparadas a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo de pessoas vestidas de verde e amarelo tentou derrubar as grades que cercam a área externa do tribunal para invadir o edifício-sede do Supremo, o que levou policiais a disparar gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

PUB

Um policial militar foi atingido por uma pedra atirada por um manifestante, mas, segundo apurou o Estado/Broadcast Político, o estado dele não é grave. Ele foi atendido no departamento médico do STF.

O cheiro do gás lacrimogêneo chegou ao edifício-sede do STF, o que levou seguranças a fecharem às pressas as janelas do tribunal para tentar evitar a sua circulação dentro das instalações da Corte.

O gás, no entanto, invadiu as dependências do tribunal, assustando convidados e servidores que acompanham a sessão plenária do STF nesta tarde. Bombeiros chegaram a distribuir máscaras para o público.

Os seguranças também mantiveram por instantes as portas do plenário fechadas, para impedir que o gás lacrimogêneo chegue ao local onde atuam os 11 ministros da Corte.

Sessão

Apesar da tensão na Praça dos Três Poderes, o Supremo retomou nesta tarde a sessão que discute o habeas corpus de um ex-gerente da Petrobras que discute o direito de um réu se manifestar na ação penal após as alegações dos delatores acusados no processo. O resultado desse julgamento pelo plenário da Corte pode levar à anulação de mais condenações da Lava Jato e, eventualmente, beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A discussão da controvérsia, ou seja, se um réu delatado pode se manifestar nos autos depois dos delatores para rebater as acusações, deve fazer com que os 11 integrantes da Corte avaliem o entendimento que anulou, no mês passado, a condenação do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 10 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama CANTOR-BENÍCIO Há 9 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

fama Paris Jackson Há 10 Horas

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo"

mundo EUA Há 10 Horas

Presos condenados à pena de morte recusam indulto de Biden

mundo Reino Unido Há 11 Horas

A partir de hoje, brasileiros devem pagar autorização para entrar em UK

tech Redes Sociais Há 23 Horas

Trump diz que Meta eliminou checagem por causa de suas ameaças

mundo EUROPA-DEFESA Há 5 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

fama EDUARDO-PAES Há 10 Horas

Eduardo Paes promete 'fechar Copacabana' se Fernanda Torres ganhar o Oscar

tech Meta Há 9 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

tech META-NEGÓCIOS Há 10 Horas

Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais