Trump ameça retaliação contra informantes do caso ucraniano

Trump considera que os funcionários que deram informações ao denunciante sobre o telefonema com Zelensky são "quase espiões"

© .

Mundo Trump 27/09/19 POR Notícias ao Minuto

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que quer saber quem deu informações ao denunciante que alertou para o telefonema com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, dizendo que devem ser tratados como espiões. Trump considera que os funcionários que deram informações ao denunciante sobre o telefonema com Zelensky são "quase espiões", lembrando que "nos bons velhos tempos" os espiões eram tratados de outra forma, dando a entender que vai retaliar quem ajudou a provocar a polêmica que provocou um inquérito para a sua destituição, no Congresso.

PUB

Trump falava a funcionários da Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas, no dia seguinte a saber que o caso do telefonema com Zelensky levara a líder Democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a declarar o inquérito para 'impeachment', mostrando-se disposto a agir contra os colaboradores do denunciante.

O denunciante, que trabalha para os serviços secretos norte-americanos, escreveu no relatório que foi divulgado pelo Congresso que as suas fontes eram funcionários da Casa Branca, que lhe relataram os pormenores do telefonema em que Trump pedia a Zelensky para investigar as "atividades suspeitas" junto de uma empresa ucraniana do filho de Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama e candidato Democrata às eleições presidenciais de 2020.

"Quero saber quem foi que deu a informação ao denunciante, porque são quase espiões", afirmou Trump. "Sabem o que se costumava fazer aos espiões nos bons e velhos tempos, não sabem? Era diferente do que se faz agora", concluiu o presidente norte-americano em tom ameaçador.

Hoje, Nancy Pelosi exprimiu a sua preocupação pelos comentários de Trump, dizendo que sugerem retaliações contra pessoas que ajudaram o denunciante a formular uma queixa grave contra o presidente dos EUA.

A líder Democrata da Câmara dos Representantes disse que as comissões do Congresso farão de tudo para tentar proteger o denunciante e as suas fontes contra qualquer tentativa de retaliação por parte de Donald Trump. "Estou muito preocupada com as afirmações do presidente, que sugerem retaliações a quem cumpriu o seu dever", afirmou Pelosi, durante um programa de rádio, onde falou sobre o inquérito para a destituição de Donald Trump.

"Temos de nos focar no fato do presidente dos Estados Unidos ter usado dólares dos contribuintes para pressionar o líder de outro país para seu benefício político", explicou Pelosi, para justificar a decisão do inquérito para a destituição.

"Ele não nos deixa outra opção", disse a congressista, referindo que "o que o presidente fez é claro" e sublinhando que Trump pôs em risco a segurança nacional.

Os Democratas consideram que Trump usou o seu cargo presidencial para pressionar Zelensky a prejudicar um adversário político, dizendo que isso se enquadra na tipologia de "crimes e delitos graves" que podem levar a um processo de destituição.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 12 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 10 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 9 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 10 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes