Vaticano pede na ONU soluções negociadas para Venezuela e Nicarágua

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, dedicou o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas à análise de algumas situações de tensão no mundo

© .

Mundo Vaticano 28/09/19 POR Notícias Ao Minuto

O Vaticano pediu hoje aos países presentes na Assembleia Geral da ONU que procurem "soluções negociadas" para as crises da Venezuela e da Nicarágua que melhorem a situação da população dos dois países.

PUB

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, dedicou o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas à análise de algumas situações de tensão no mundo, mencionando vários casos latino-americanos.

Parolin considerou a situação na Venezuela e na Nicarágua como "preocupações urgentes" e defendeu o uso de "canais institucionais" para procurar "soluções negociadas para os problemas políticos, sociais e económicos" de forma a "aliviar as tensões e o sofrimento da população".

O representante do Vaticano considerou "importante" que as recomendações feitas para ambos os países sejam monitorizadas pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Pietro Parolin abordou também a situação na Colômbia, referindo que, "apesar dos muitos obstáculos, o processo de paz em curso continua a ser um exemplo inspirador de multilateralismo eficaz".

A Santa Sé defendeu que este tipo de abordagem multilateral deve ser usado para enfrentar todos os grandes desafios do mundo, desde as guerras às armas nucleares, passando pela luta contra a pobreza e as mudanças climáticas.

Para proteger o ambiente, Parolin pediu "atenção especial" à Amazónia, após os recentes incêndios, e enfatizou a importância desse ecossistema "para o futuro da humanidade".

Nesse sentido, lembrou que o papa Francisco reunirá, a partir de 6 de outubro, o sínodo dos bispos na Amazónia, um fórum que se concentrará em questões eclesiásticas, mas também dará atenção às populações indígenas da região e aos assuntos humanos, ecológicos, sociais e económicos que afetam a região.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 15 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 16 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 20 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino