Saiba como manter a pele bonita e saudável através da esfoliação

Dermatologista Dra. Paola dá dicas para realizar uma esfoliação bem-sucedida e obter uma pele bonita e bem conservada

© iStock

Lifestyle Cuidados 04/10/19 POR Notícias Ao Minuto Brasil

 A esfoliação é um procedimento conhecido por potencializar um dos processos naturais da pele: a eliminação das células mortas e a renovação celular. “A esfoliação é realizada por pequenas partículas que fazem uma limpeza profunda através de uma leve abrasão na camada superficial do tecido cutâneo, que remove as impurezas e a oleosidade acumuladas e também impulsiona a renovação celular”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Para ajudar nos cuidados com a pele, a médica esclareceu tudo o que é necessário saber sobre uma boa esfoliação corporal e facial. Confira:

PUB

Quais os benefícios da esfoliação? “A esfoliação estimula a renovação celular e melhora a textura da pele. Com a produção acelerada de novas células, o tecido fica com uma textura mais homogênea. Além de retirar o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger a pele de cravos e espinhas, que são poros inflamados e infeccionados por bactérias. A esfoliação potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”.

Como esfoliar a pele? “O esfoliante deve ser aplicado sobre a pele úmida, anteriormente lavada, com movimentos circulares. O produto deve permanecer na pele por dois ou três minutos, para que os princípios ativos entrem em ação, sendo logo depois enxaguado. Além disso, ao realizar a esfoliação corporal é essencial ficar atento com as áreas de mais sensibilidade, como o colo e os seios, que não devem ser machucadas e realizar movimentos mais contínuos nos joelhos, cotovelos, pés e mãos, por serem partes do corpo com mais queratina e, portanto, mais resistentes”.

O que um bom esfoliante facial precisa conter? “O esfoliante deve conter partículas pequenas ou médias feitas de ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot. O produto deve atuar como creme ou sabonete e ter em sua fórmula ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e antissépticos, propondo assim uma higienização do tecido cutâneo sem agredi-lo”.

Que cuidados devem ser tomados após a esfoliação? “Após o procedimento, a hidratação facial é de extrema importância, pois a camada protetora da pele é parcialmente removida. Então, ocorre uma perda da integridade da barreira cutânea, causando sensibilidade, irritação e efeito rebote. Por isso, é necessário hidratar a pele regularmente com substâncias que podem reter a molécula de água e proporcionar simultaneamente proteção e hidratação. O meio escolhido deve ser compatível ao tipo de pele, desde um leve sérum até um creme nutritivo. Além disso, pessoas que usam cremes com ácido devem ter cuidado ao fazer a esfoliação, pois os produtos jamais devem ser aplicados no mesmo dia para evitar uma irritação na pele”.

E o esfoliante corporal? “Os esfoliantes corporais devem ser compostos de partículas maiores, sendo incorporadas em sabonetes cremosos para uso no banho ou misturadas com óleos naturais de fácil aplicação e espalhabilidade. Em relação aos utilizados no rosto, o esfoliante corporal ocasiona uma esfoliação homogênea, resultando em uma pele mais fina de textura regular e luminosa”.

O que devemos evitar na hora de escolher os esfoliantes? “Evite produtos que contenham microplásticos como agentes esfoliantes, porque as esferas de microplásticos chegam aos rios depois do enxágue e causam poluição e morte dos peixes. Preste atenção na rotulagem dos produtos para evitar esses ingredientes, como o polietileno, que está presente nos rótulos como Polyethylene. Para substitui-los, prefira ingredientes como as esferas vulcânicas ou ativos naturais como a casca do arroz, que não machucam a pele e são ecologicamente adequados”.

Esfoliantes caseiros são seguros? “A aplicação excessiva de receitas caseiras pode provocar alguns danos à pele, como alergia e ressecamento, e também pode manchá-la quando exposta ao sol. Certos ingredientes utilizados nessas receitas caseiras, como o sal grosso e o açúcar cristal, agridem a pele, pois as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Para maior segurança, use produtos específicos determinados por um dermatologista”.

Com que frequência deve-se esfoliar a pele do rosto e do corpo? “A frequência varia com o tipo de pele. A pele oleosa precisa ser esfoliada duas vezes por semana. Já a pele normal e a seca devem ser esfoliadas no máximo uma vez por semana. Tome cuidado com o uso em excesso do esfoliante, porque ele pode causar coceira, irritabilidade, vermelhidão e sensação de repuxamento da área onde foi aplicado, além de gerar efeito rebote, que provoca mais oleosidade na pele”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 19 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 15 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy Há 15 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Aquecimento global Há 22 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 21 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 21 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 22 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 17 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?