Procuradoria pede a Salles detalhes de plano contra óleo no litoral

O ministro Ricardo Salles disse que o plano foi acionado desde o início de setembro e que todas as medidas previstas foram colocadas em andamento

© Reuters

Brasil litoral 18/10/19 POR Estadao Conteudo

A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (CCR) enviou ofício ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e ao presidente do Ibama, Eduardo Bim, em que pede informações sobre o acionamento do Plano Nacional de Contingenciamento para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC) no caso do acidente com óleo no Nordeste. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o colegiado "pede ainda indicação das medidas concretas já deliberadas e informações sobre os integrantes do grupo de acompanhamento e avaliação do Plano".

PUB

As informações foram divulgadas pela Procuradoria-Geral da República.

O ministro Ricardo Salles disse que o plano foi acionado desde o início de setembro e que todas as medidas previstas foram colocadas em andamento. Nessa quinta-feira, 17, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado, o presidente do Ibama (órgão ligado à pasta do Ambiente), Eduardo Bim, endossou a versão do ministro.

A Procuradoria afirma que, "no entanto, não foram apresentados detalhes do plano nem das ações". "O MPF quer avaliar a adequação das ações previstas e acompanhar sua execução. A medida faz parte de Ação Coordenada "Combate ao Acidente com Óleo no Nordeste", que reúne a Câmara de Meio Ambiente e procuradores da República dos nove estados nordestinos afetados pelo derramamento".

"A 4CCR também acionou a Secretaria de Pesquisa, Perícia e Análise (Sppea) do MPF para a produção de estudos e laudos que possam dimensionar os impactos do acidente. São esperados impactos significativos na reprodução da fauna marinha, no turismo, na economia e em comunidades tradicionais", diz a PGR.

Segundo a PGR, "esse já o maior desastre ambiental da história no litoral brasileiro, em termos de extensão. Até o momento, sabe-se que nove estados nordestinos, 178 praias e 72 municípios foram atingidos pela mancha de óleo na costa, que deu seus primeiros sinais no fim do mês de agosto". "Segundo informações do ICMBio, o acidente atinge também 14 Unidades de Conservação Federal no Nordeste, entre elas, os parques nacionais de Jericoacoara e dos Lençóis Maranhenses, além da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba".

A Procuradoria afirma que "ajuizou ação civil pública para que a Justiça Federal obrigue a União a acionar o PNC em 24 horas". "Os pedidos da ação judicial - assinada conjuntamente por procuradores da República dos nove estados afetados - abrangem toda a costa do Nordeste. Em caso de descumprimento, a multa diária pedida é de R$ 1 milhão. Essa é a segunda ACP sobre o tema. Na primeira, ajuizada em Sergipe, a Justiça Federal já concedeu liminar para determinar medidas de proteção da foz dos principais rios de Sergipe, entre eles o São Francisco".

"Além disso, o MPF instaurou inquérito para apurar as responsabilidades pelo acidente. A investigação está sendo conduzida pela unidade do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte", diz a PGR.

Com a palavra, o Ministério do Meio Ambiente

Em atenção à sua demanda, o MMA informa que as medidas do PNC e do Grupo de Acompanhamento e Avaliação já estão em pleno funcionamento, com mais 1000 homens, helicópteros, aviões e barcos, tudo empregado nas operações de retirada de óleo venezuelano das praias do Nordeste, desde o início de Setembro. Qualquer medida adicional determinada pela Justiça será atendida prontamente. Cabe também aos Estados e Municípios apoiarem nesse esforço.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 23 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 19 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 21 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 22 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

mundo Caso Pelicot Há 14 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 19 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Príncipe William Há 22 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Óbito Há 20 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

brasil Atentado Há 19 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EUA Há 13 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia