Presidente do Sudão é impedido por tribunal de sair da África do Sul

Omar Al-Bashir é acusado de crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio

© Reuters

Mundo Detido 14/06/15 POR Notícias Ao Minuto

Um Tribunal sul-africano proibiu temporariamente o presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, de sair do país. O Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu hoje (14) para que ele fosse detido em Joanesburgo.

PUB

Omar Al-Bashir está na África do Sul para participar de um encontro de dois dias da União Africana (UA), mas o Tribunal Penal Interncaional (TPI) apelou hoje para que ele fosse detido por conta de acusações de 2009 por crimes de guerra e contra a humanidade e, em 2010, por genocídio.

O presidente do TPI "apela à África do Sul, que sempre contribuiu para reforçar o Tribunal, para não poupar quaisquer esforços para assegurar a execução dos mandados" contra Al-Bashir.

As autoridades sul-africanas em Joanesburgo recusaram confirmar a chegada hoje de Al-Bashir para participar do encontro. No entanto, a televisão sul-africana afirmou que o presidente do Sudão foi saudado pelas autoridades sul-africanas e por diplomatas sudaneses.

A agência de notícias pública sudanesa também confirmou a visita. Desde que é procurado pelo TPI, Al-Bashir tem viajado maioritariamente para países que não se juntaram ao Tribunal.

O conflito do Darfur começou em 2003 quando rebeldes iniciaram uma campanha contra o governo de Al-Bashir, alegando que a zona era política e economicamente marginalizada. Mais de 300.000 pessoas morreram e cerca de 2,5 milhões foram forçadas a sair das suas casas devido ao conflito, segundo a ONU. Há anos que o Sudão está isolado a nível internacional.

Desde 1997, o Sudão é alvo de um embargo econômico norte-americano devido a alegadas violações dos direitos humanos e ligações ao terrorismo. Cartum deu abrigo ao líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, durante cinco anos, no início dos anos 1990.

Em 2009, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura contra Al-Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade no Darfur, região do oeste do país martirizada por um conflito étnico-cultural desde 2003.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio