Trump notifica ONU e inicia processo para deixar Acordo de Paris

A decisão de abandonar o tratado, ratificado por 195 países, já havia sido anunciada em 2017 por Trump e foi confirmada pelo secretário de Estado hoje

© .

Mundo Trump 04/11/19 POR Estadao Conteudo

O governo dos Estados Unidos notificou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 4, sobre a saída de Washington do Acordo de Paris, pacto global para conter o avanço das mudanças climáticas. Esse é o primeiro passo formal do processo, que leva um ano.

PUB

A decisão de abandonar o tratado, ratificado por 195 países, já havia sido anunciada em 2017 pelo presidente Donald Trump e foi confirmada pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, nesta segunda.

Os Estados Unidos, maiores emissores de gases-estufa do planeta, podem se tornar o primeiro país a sair do tratado. Pelos termos do documento, a saída do Acordo de Paris seria possível apenas três anos após o tratado entrar em vigor. Embora o pacto tenha sido firmado em 2015, ele passou a valer apenas no ano seguinte.

"O presidente Trump tomou a decisão de sair do Acordo de Paris por causa da carga econômica injusta imposta aos trabalhadores, às empresas e aos contribuintes americanos por promessas dos Estados Unidos feitas em virtude do acordo", defendeu Pompeo. A decisão é alvo de críticas das comunidades científica e ambientalista.

Antecessor de Trump, o ex-presidente Barack Obama assinou o acordo prometendo um corte de 26%-28% nas emissões dos Estados Unidos até 2025, tomando referência os níveis de 2005. Na campanha presidencial, em 2016, Trump prometeu não seguir essa promessa e negou os efeitos do aquecimento global.

Governo Bolsonaro desconfia de aquecimento global, mas diz que ficará no tratado

A próxima Cúpula do Clima será realizada em Madri entre 2 e 13 de dezembro, após a desistência de Santiago em receber o evento em meio à onda de protestos nas ruas. Antes, a previsão era de que a conferência fosse realizada no Brasil, mas o governo federal desistiu a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, são críticos à pressão internacional por ações contra as mudanças climáticas e já questionaram a real existência do aquecimento global. Ainda em janeiro, porém, o presidente disse que, "por ora", o Brasil iria permanecer no Acordo de Paris.

A ideia de abandonar o tratado preocupa ambientalistas e cientistas. Essa possibilidade também deixou em alerta o setor agropecuário, que teme retaliações de parceiros econômicos, como a União Europeia, caso haja afrouxamento dos compromissos ambientais. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 9 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 10 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes