Síria: Militares sírios e turcos em confrontos na fronteira

A agência de notícias acrescentou que no conflito participaram grupos armandos sírios opositores a Damasco que apoiam Ancara no terreno

© .

©

Mundo Síria 09/11/19 POR Notícias Ao Minuto


 As tropas dos exércitos turco e sírio entraram em confrontos hoje no noroeste da Síria, apesar das tréguas existentes na região, tendo ferido a tiro um operador de câmara da televisão estatal síria, informou a agência noticiosa síria SANA.

PUB

"Confrontos intensos tiveram lugar hoje, com armas pesadas e médias, entre o Exército sírio e as forças de ocupação turcas", na aldeia de Um Shuaifa, perto de Ras al-Ain, próximo da fronteira da Síria com a Turquia, de acordo com a SANA.

A agência de notícias acrescentou que no conflito participaram grupos armandos sírios opositores a Damasco que apoiam Ancara no terreno.

Durante o combate, um operador de câmara da televisão estatal síria ficou ferido numa perna, após um disparo de uma bala. A agência SANA não revelou mais detalhes sobre o estado de saúde do ferido.

Por seu turno, o Observatório Sírio dos Direito Humanos disse que Um Shaifa, localizada na estrada entre Tal Tamer e Abu Rasin, foi tomada por tropas do governo e pelas Forças Democráticas da Síria (FSD), a principal aliança armada liderada pelos curdos.

As FSD e o Exército sírio combatem em conjunto os turcos depois de terem selado um entendimento militar, por causa da entrada de unidades de Damasco em território curdo no norte e noroeste da Síria, a meio da ofensiva lançada por Ancara, em 09 de outubro.

O acordo foi celebrado após as tropas norte-americanas terem-se retirado da fronteira, por não querem entrar em confrontos com a ofensiva turca, embora tenham regressado ao leste da Síria para proteger as áreas de petróleo do grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

Por sua vez, as milícias curdas abandonaram a faixa de fronteira no norte da Síria sob um acordo alcançado em 17 de outubro por Washington e Ancara, interrompendo assim a ofensiva turca.

Na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que as tropas turcas vão continuar as operações militares, porque os curdos violaram o pacto e não se retiraram da área, o que os milicianos curdos negam.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad