© DR
Após a morte de Madre Teresa de Calcutá, foi a irmã Nirmala Joshi quem passou a liderar as Missionárias de Caridade, entre 1997 e 2009.
PUB
Aos 81 anos, as doenças cardíacas de que padecia, condicionaram a sua atividade, tendo apresentado um quadro de insuficiência renal nos últimos dias de vida, segundo informações da Rádio Vaticano.
Na última semana, os médicos sugeriram o internamento para a realização de diálise. No entanto, a religiosa preferiu permanecer em casa com as suas companheiras.
A irmã Nirmala Joshi assumiu a liderança da ordem em 1997, e visitou vários países, entre os quais Afeganistão, Israel ou Tailândia. Hoje em dia a congregação das Missionários da Caridade está presente em 134 países.
A morte da sucessora da paz já despertou diversas reações políticas, que lamentam a morte de Nirmala. “A vida da irmã Nirmala foi dedicada aos mais pobres e desfavorecidos. Triste pelo seu desaparecimento”, escreveu no Twitter o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
A irmã Nirmala guiou as Missionárias da Caridade até 2009, quando foi sucedida por irmã Mary Prema Pierick, atual superiora da congregação.