CPI aprova convocações, mas adia decisão de quebra de sigilo

O adiamento sobre essa deliberação irritou alguns senadores, como o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

© Reuters

Política HSBC 23/06/15 POR Notícias ao Minuto

Após quase 50 dias sem realizar uma reunião, a CPI do HSBC aprovou nesta terça-feira, 23, a convocação de seis pessoas para depor na comissão, entre os quais cinco diretores e ex-diretores da filial brasileira do banco. A quebra de sigilo de 39 pessoas, porém, será decidida somente na próxima reunião, marcada para 30 de junho.

PUB

O adiamento sobre essa deliberação irritou alguns senadores, como o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). O parlamentar acusou os nomes envolvidos no escândalo, a maioria deles representantes do PIB nacional, de enviar lobistas ao Congresso para pressionar membros da CPI a não avançar com as investigações. "CPI que não quebra sigilo não é CPI", afirmou.

Randolfe também considerou um "desrespeito" o fato de cinco pessoas terem se recusado a prestar as informações que foram solicitadas pela comissão, que nas últimas semanas enviou ofícios a 362 pessoas perguntando se elas confirmavam que tinham contas na agência suíça do HSBC. "Quanto a esses cinco, no mínimo, temos de quebrar sigilo bancário e sigilo fiscal e de convocá-los aqui, porque senão a CPI se desmoraliza, é uma desmoralização em si", disse.

O senador não citou os nomes dessas pessoas durante a sessão, mas, segundo o blog do jornalista Fernando Rodrigues, trata-se de integrantes das família dos empresários Benjamin Steinbruch, da Companhia Siderúrgica Nacional, e Jacks Rabinovich, ex-proprietário do Grupo Vicunha.

O presidente da CPI, senador Paulo Rocha (PT-PA), disse ser necessário ter "cautela" quanto à quebra de sigilos, porque a comissão ainda não recebeu a lista oficial dos correntistas brasileiros. Uma solicitação para que o Ministério Público Federal compartilhe essas informações também foi aprovado nesta terça-feira. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 23 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Caso Pelicot Há 18 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 23 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

politica EUA Há 17 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

economia Mercado Há 21 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 23 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

brasil Atentado Há 23 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

justica Rio de Janeiro Há 23 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

fama Cuiabá Há 23 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 19 Horas

Cármen Lúcia vota e STF fica próximo de manter prisão de jogador