PT pede cassação de parlamentar que propôs homenagem a Pinochet

A homenagem foi agendada para 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos e aniversário de morte de Pinochet

© Reprodução / YouTube

Política cassação 21/11/19 POR Estadao Conteudo

A deputada estadual Beth Sahão (PT) apresentou denúncia ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo para apurar suposta apologia à tortura por parte do deputado Frederico d'Ávila (PSL). O parlamentar havia marcado um ato solene na Casa em homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet, que governou o Chile entre 1973 e 1990.

PUB

A homenagem foi agendada para 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos e aniversário de morte de Pinochet - no Palácio Nove de Julho, sede do Legislativo estadual, no Ibirapuera.

Após repercussão negativa, o presidente da Assembleia paulista, deputado Cauê Macris (PSDB), assinou um ato que barrou o evento.

De acordo com Beth Sahão, ao tentar homenagear Pinochet, o parlamentar do PSL cometeu o crime de apologia à tortura. O motivo seria o fato de a ditadura Pinochet ter levado mais de 200 mil pessoas ao exílio e um saldo de três mil mortos e milhares de torturados, além de desaparecidos.

"Promover o ato em sua homenagem, ou tentar a promoção de elogiar um criminoso internacional, e festejar como um prenúncio de que os crimes praticados pelo ditador facínora, o autor da homenagem promove apologia aos seus crimes internacionais", acusa a deputada.

Para ela, "o deputado em questão agiu intencionalmente para a produção da apologia aos crimes de tortura, terrorismo e genocídio contrariando de forma contumaz, enquanto autoridade pública as regras da legislação brasileira e seus pactos internacionais".

Sahão pede que o Conselho de Ética avalie o caso e pede pena de perda de mandato do deputado do PSL.

Próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro, d'Ávila atuou na equipe de campanha de Jair Bolsonaro à Presidência como assessor do programa de Governo para o agronegócio. Ele foi eleito no ano passado para seu primeiro mandato.

Defesa

A reportagem entrou em contato com o gabinete do deputado estadual Frederico D’Ávila e aguarda resposta. O espaço está aberto a manifestações.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 3 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento 24/12/24

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 21 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 20 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 17 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 22 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour