Lobão: Marco da mineração não reduzirá competitividade

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira, 07, que o novo Código de Mineração não vai retirar a competitividade das empresas brasileiras.

© Agência Brasil

Economia Compensação 07/08/13 POR Agencia Estado

O projeto, que tramita em regime de urgência no Congresso, estabelece que a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), conhecida como royalty da mineração, incidirá sobre o faturamento bruto das empresas. As alíquotas serão fixadas por decreto presidencial após a aprovação da lei e vão variar de 0 a 4%, dependendo do minério. O teto da legislação atual é de 2%, e a alíquota incide sobre o faturamento líquido.

PUB

De acordo com Lobão, mesmo que as alíquotas da CFEM para alguns minérios dobrem, elas vão continuar inferiores às cobradas em outros países. O ministro reconheceu, no entanto, que as empresas não suportariam uma alíquota superior a 4%. Com a mudança, o governo espera arrecadar R$ 4 bilhões por ano. No ano passado, R$ 1,8 bilhão foram recolhidos.

"Estamos aplicando um teto de CFEM que está abaixo do que muitos países cobram. Não podemos elevar mais do que determinados limites porque aí estaríamos retirando a competitividade do setor mineral", disse, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara. "Devemos receber aquilo que for devido e conveniente. Mais do que isso as empresas não suportarão pagar, e aí haverá prejuízo."

O ministro reiterou que os contratos que foram firmados antes do novo Código de Mineração serão respeitados. "O País respeita de maneira firme e definitiva os contratos assinados, quaisquer que sejam e onde quer que se encontrem", afirmou, ressaltando que haverá um período de transição entre a lei atual e a nova.

Lobão afirmou ainda que o novo código vai acabar com a especulação de venda de alvarás de pesquisa e lavra. O ministro disse que há dezenas de milhares de alvarás concedidos no País, mas apenas 8 mil minas em atividade. "Precisamos colocar em ordem um setor que estava em razoável desordem."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

esporte Futebol 23/12/24

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas