Marcha das Margaridas entrega pauta de reivindicações

A Marcha das Margaridas, que teve sua primeira edição em 2000, é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas

© Agência Brasil

Brasil Solenidade 03/07/15 POR Notícias Ao Minuto

Em meio a cantos de luta por melhorias e faltando pouco mais de um mês para a 5ª Marcha das Margaridas, o movimento entregou hoje (3) ao governo federal uma pauta de reivindicações das trabalhadoras, entre as quais a necessidade de políticas para apoiar grupos femininos que contribuem para a soberania alimentar, de acordo com a coordenadora do evento, Alessandra Lunas.

PUB

“É preciso fortalecer os olhares para os quintais produtivos, para outras formas de produção”, ressalta Alessandra. Reforma agrária, diminuição do uso de agrotóxicos e combate à violência contra as mulheres são outras demandas citadas pelo movimento, formado por trabalhadoras do campo, da floresta e das águas.

Com o lema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, as Margaridas marcharão em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto.

Na solenidade de entrega da pauta, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, prometeu discuti-la com a presidenta Dilma Rousseff e que, durante os dias de marcha, levaria a resposta às trabalhadoras. “Nós reconhecemos na marcha das margaridas um grande movimento das mulheres agricultoras trabalhadoras rurais”, disse Rosseto.

A Marcha das Margaridas, que teve sua primeira edição em 2000, é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de movimentos feministas do Brasil.O nome do movimento foi em homenagem à líder sindical paraibana Margarida Maria Alves (1943 –1983), trabalhadora rural que aos 40 anos foi assassinada por sua atuação política local.

De acordo com a organização da marcha, a última edição reuniu 70 mil mulheres e a expectativa para a edição de 2015 é mobilizar mais de 100 mil trabalhadoras. Com informações da Agência Brasil.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)