© iStock
Eliminar um grupo alimentar de forma radical nunca é aconselhável, a não ser que haja uma indicação médica específica. Contudo, oscarboidratos têm vindo a ser vistos como o vilão de qualquer dieta e é o seu consumo que mais se aconselha reduzir.
PUB
O segredo está, claro, no equilíbrio e nas escolhas inteligentes. Desta forma, o Lifestyle ao Minuto apresenta-lhe cinco carboidratos que ajudam a emagrecer (e não, não é só a aveia):
Arroz integral: Rico em vitaminas A e B e muito pouca gordura. Possui magnésio sendo, por isso, fonte de energia. Por ter fibra, é saciante e ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Não contém glúten. Frutos secos: Ricos em proteína, fibra e gordura saudáveis. Não coma mais do que um punhado ao dia. São bastante saciantes. Pão de centeio: Contém proteínas e vitaminas A e B, capazes de transformar os nutrientes em energia. O sódio e o potássio são fontes de energia. Abacate: É bastante calórico, mas por possuir um elevado teor de gorduras saudáveis é um grande aliado ao emagrecimento. Quinoa: Rica em proteína, ácidos gordos e minerais. As vitaminas B e E que dão energia e têm um efeito antioxidante.