Bolsonaro está 'analisando lista de convidados' para posse na Argentina

Bolsonaro afirmou que está analisando a "lista de convidados" para a cerimônia de posse de Alberto Fernández

© Marcos Corrêa/PR

Política Cerimônia 09/12/19 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 9, que está analisando a "lista de convidados" para a cerimônia de posse do novo presidente argentino Alberto Fernández. Ele fez a afirmação ao justificar a desistência de enviar nome do primeiro escalão do governo brasileiro à cerimônia no país vizinho e parceiro comercial.

PUB

"Primeiro, quando eu assumi aqui, não convidei algumas autoridades também", disse o mandatário pela manhã. Entre os convidados para a posse de Fernández como presidente da Argentina, marcada para terça-feira, 10, está o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

O Brasil não deixa de enviar um representante do primeiro escalão à posse argentina desde 2003. "O nosso comércio com a Argentina continua sendo da mesma forma. Sem problema nenhum. Não vai interferir em nada", disse Bolsonaro.

Para a posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, não foram convidados os presidentes de Cuba e da Venezuela, Nicolás Maduro. As declarações do presidente brasileiro foram feitas em frente ao Palácio da Alvorada. Questionado se poderia recuar e enviar um representante do primeiro escalão, Bolsonaro se irritou e deixou a conversa com os jornalistas.

Segundo o Palácio do Planalto, representará o Brasil na posse, por enquanto, apenas o embaixador em Buenos Aires, Sérgio Danese. No começo de novembro, o Palácio do Planalto informou que o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), representaria o Brasil na posse de Fernández.

A Argentina elegeu em 27 de outubro para a Casa Rosada o peronista Fernández. A vice-presidente será Cristina Kirchner. Aliado de Bolsonaro, Macri foi derrotado no primeiro turno.

O presidente brasileiro já havia lamentado o resultado e dito que não cumprimentaria a chapa vencedora. Bolsonaro também ficou incomodado com uma imagem publicada por Fernández, horas antes do resultado, em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava preso desde o ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato. Lula foi solto em novembro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 5 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 5 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Viajar para a europa Há 20 Horas

Mudanças nas viagens para a Europa: O que brasileiros precisam saber

fama RAFA-KALIMANN Há 22 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama MARCOS-HARTER Há 20 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

economia 13º salário Há 4 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Ilhas Há 22 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama Kanye West Há 21 Horas

Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe

fama MARIA-FLOR Há 23 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama TV Há 17 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV