Novo presidente argentino quer "agenda ambiciosa" com o Brasil

Em Buenos Aires, antes da cerimônia de posse no parlamento argentino, Mourão disse aos jornalistas que a sua vinda à Argentina "é um gesto político do presidente" Bolsonaro

© Reuters

Política América do Sul 10/12/19 POR Notícias ao Minuto

O Presidente da Argentina Alberto Fernández destacou o Brasil no seu discurso de posse hoje no parlamento e pediu uma "agenda ambiciosa" apoiada pela história dos dois povos e não pela "diferença pessoal" com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. "Com a República Federativa do Brasil, particularmente, temos de construir uma agenda ambiciosa, inovadora e criativa em tecnologia, produção e estratégia, que esteja amparada pela irmandade histórica dos nossos povos", pediu Fernández.

PUB

"[Uma agenda] para além de qualquer diferença pessoal daqueles que governam a conjuntura", acrescentou, reconhecendo implicitamente a tensa relação com Bolsonaro, que não compareceu à posse e enviou como representante o vice, Hamilton Mourão.

Em Buenos Aires, antes da cerimônia de posse no parlamento argentino, Mourão disse aos jornalistas que a sua vinda à Argentina "é um gesto político do presidente" Bolsonaro.

"São dois países que têm que se auxiliar mutuamente. É óbvio que o gesto político do presidente é enviar o vice-presidente para o representar nesta cerimônia", defendeu Mourão.

A tensão entre Bolsonaro e Fernández contrasta com a relação bilateral Argentina-Brasil, eixo da integração regional. A Argentina é o terceiro maior sócio comercial do Brasil, depois de China e Estados Unidos, mas aquele que mais consome os produtos manufaturados que o Brasil exporta. Já o Brasil é o principal sócio comercial da Argentina em todos os sentidos.

A vinda de Hamilton Mourão representou uma mudança brusca de posição por parte de Bolsonaro, poucas horas antes da posse de Fernández. Até segunda-feira à tarde, o presidente brasileiro tinha decidido não enviar ninguém como representante do seu Governo à Argentina.

O clima entre os dois governantes é tenso por conta do apoio político do argentino ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que chegou a pedir a sua libertação no discurso de vitória das eleições presidenciais, depois de o ter visitado na prisão durante a campanha eleitoral.

Esse discurso levou Bolsonaro a não cumprimentar Fernández pela vitória e a anunciar que não iria à posse. Lula deve ir à Argentina para agradecer o apoio de Fernández pela sua libertação.

Sobre o comércio livre, Fernández já disse que vai rever os acordos comerciais assinados pelo seu antecessor, Mauricio Macri, incluindo o tratado Mercosul-União Europeia. Também indicou que a Argentina não está preparada para abrir o seu mercado.

O ambiente entre Fernández e Bolsonaro pode piorar se o argentino conceder asilo político ao antigo presidente boliviano Evo Morales para, a partir de lá, organizar o movimento político da oposição na Bolívia.

Depois da vitória de Fernández em outubro, Bolsonaro disse que os argentinos "escolheram mal". Na semana passada, reiterou que se Fernández adotar medidas protecionistas, a Argentina será a mais prejudicada.

"A Argentina fez um giro à esquerda. Vamos ao pragmatismo. Se brigarmos, perdemos. Mas a Argentina perde muito mais", advertiu Bolsonaro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 10 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 10 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980