Após saída do Exército, PM faz primeira ação na Maré

Na ação, policiais militares localizaram dois foragidos da Justiça e apreenderam um adolescente suspeito de ligação com o tráfico

© Reuters

Justiça Comunidades 10/07/15 POR Notícias ao Minuto

Após a saída do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais, forças estaduais realizaram na manhã de hoje (10) a primeira ação de combate ao tráfico de drogas no Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio.

PUB

A ação – a cargo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (PM) –  tem como objetivo cumprir 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela juíza da 36ª Vara Criminal da Capital, Simone Ferraz, contra facções criminosas que comandam o tráfico de drogas na região.

Estão sendo procurados armas, drogas, dinheiro de origem ilícita e objetos ligados à atividade do tráfico. Na ação, policiais militares localizaram dois foragidos da Justiça e apreenderam um adolescente suspeito de ligação com o tráfico. Carro roubado foi recuperado. Foram apreendidos 12 motos, 528 cápsulas de cocaína e dois rádios de transmissão. O local é estratégico porque as favelas que compõem o complexo ficam perto do acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão.

O Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais estiveram na região desde abril do ano passado para a implantação de Unidades de Polícia de Pacificação (UPPs) nas 15 favelas do complexo. Há três meses, as tropas federais começaram a ser substituídas por homens da Polícia Militar. No início deste mês a troca de comando foi concluída. Atualmente, 390 homens da PM fazem diariamente o patrulhamento de toda a região.

As organizações criminosas investigadas atuam nas comunidades da Esperança, Vila do João, Salsa e Merengue, Vila dos Pinheiros, Morro do Timbau e Baixa do Sapateiro: são vinculadas à facção Terceiro Comando Puro (TCP), que se utiliza de olheiros e monitoramento à base de rádios, pistolas e fuzis, e de atiradores posicionados em locais públicos e imóveis estratégicos, para exercer o domínio territorial da localidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 16 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 19 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 21 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 20 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 19 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 20 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 20 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 13 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 15 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca