© PixaBay
Os churrascos podem ser uma ‘bomba calórica’. Os excessos, tanto na comida como na bebida, não são bons para a dieta ou para a saúde. Porém, nem tudo está perdido. O site da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey reuniu algumas dicas para conseguir um churrasco mais saudável.
PUB
1. Escolha bem a carne: “Opte por cortes mais magros”, aconselha Jim White, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. “Há menos gordura escorrendo para as brasas, o que faz com que haja menos fumaça, que contêm elementos cancerígenos”, explica. É possível ainda optar por carnes brancas em vez das vermelhas.
2. Use marinados à base de ervas: Além de darem mais sabor à carne, diminuem o risco de desenvolver problemas cancerígenos, explica um estudo publicado no Journal of Food Science.
3. Não deixe a carne muito tempo na churrasqueira: Claro que a carne mal passada faz mal à saúde, mas aquela muito passada também não faz bem. Um estudo sugere que as pessoas que comem carne vermelha que ficou muito tempo na churrasqueira têm mais 60% de chance de desenvolver câncer no pâncreas.
4. Fazer e comer: Nunca coma os alimentos muito depois de serem grelhados – duas horas depois, já entrou na ‘zona perigosa’. Isto porque as bactérias começam a crescer mais rapidamente depois deste período.