Fabiana Beltrame leva prata no Pan

Após trocar Fla pelo Vasco, Beltrame leva prata no Pan; corintiano fica em último

© Reuters

Esporte Medalha 15/07/15 POR Notícias Ao Minuto

O remo brasileiro tem como base fundamental os clubes de futebol do Rio. E, tal qual eles, anda muito mal das pernas - e dos braços. Ao fim das provas da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, o Brasil conquistou uma única medalha, de prata, obtida nesta quarta-feira por Fabiana Beltrame, em uma prova que não faz parte do programa olímpico - e por isso não é disputada pelas melhores do mundo. De resto, acumulou últimos lugares, inclusive com o único corintiano da equipe de remo nacional, Gabriel Campos, que teve o pior resultado entre todos os brasileiros em Toronto.

PUB

Nas últimas duas temporadas, o Botafogo e Flamengo travaram disputa acirrada nas competições nacionais. Mas, com o retorno de Eurico Miranda para o Vasco, o clube de São Januário voltou a investir no remo. Contratou a estrela da modalidade, Fabiana Beltrame, que estava no Flamengo. Na convocação do Pan, foram nove flamenguistas, seis botafoguenses e três vascaínos.

E o papel dessa legião carioca não foi bom. Medalha, só com Fabiana Beltrame. Campeã mundial em 2011 no categoria skiff simples leve, ela ficou com a prata, com 8min54s36, mais de cinco segundos atrás da norte-americana Mary Jones, que ganhou o ouro. Lucia Palermo, da Argentina, ficou com o bronze.

FRACASSO - Em cinco das dez provas que disputou, o Brasil foi último. Em outras duas, não se classificou para a final. No quatro sem, os brasileiros foram os mais lentos das eliminatórias e, em sétimo, não participaram da final desta quarta-feira. Canadá, EUA e Chile subiram ao pódio.

No quádruplo skiff feminino, eram seis inscritos. Só por isso o Brasil disputou a final desta quarta-feira. Ficou em último, em sexto, longe dos medalhistas: Canadá, EUA e Argentina. Também fechou a raia na categoria oito sem timoneiro em quinto lugar, a 20 segundos do quarto colocado, que por sua vez ficou a 7 segundos dos campeões. Canadá, Argentina e EUA foram ao pódio.

Mas ninguém foi pior que Gabriel Campos, o Gael, único atleta do Corinthians convocado para o Pan no remo. Ele foi o último colocado da final B do single skiff e terminou o Pan no 11.º lugar, apenas.

Gael só foi a Toronto porque o principal brasileiro da prova, Steve Hiestand, um suíço filho de brasileiro que mora na Suíça, não teve dinheiro para vir ao País disputar a seletiva. No domingo, foi 15º em uma etapa da Copa do Mundo, entre os melhores do mundo. O Brasil tem convite para o Rio-2016 no single skiff.

BALANÇO - A prata de Fabiana Beltrame foi a única medalha conquistada pelo remo brasileiro no Pan, desempenho que piora a cada ano. Em Guadalajara (2011), haviam sido duas de prata. No Rio (2007), três no geral. Em Santo Domingo (2003), seis, com direito a três de prata.

No Rio-2016, o Brasil tem convite para apenas duas provas: as de single skiff no masculino e no feminino. Das 14 provas do remo, para apenas quatro (single e double skiff) existe uma cota grande de vagas, que são distribuídas inclusive na seletiva da América Latina. Nas demais, o País praticamente não tem chances, uma vez que a seletiva é o Mundial.

No single, em que o Brasil tem convite, são seis vagas na seletiva regional. No masculino, o Brasil foi o 10.º melhor latino do Pan. No feminino, não competiu. Já no double skiff são três vagas na seletiva do ano que vem. O Brasil foi quarto (e último) no feminino e sexto entre os homens, levando em consideração só os latinos.

Em Toronto, a liderança do quadro de medalhas do remo ficou com o Canadá, que ganhou 11 medalhas, sendo oito de ouro. Os EUA faturaram nove (duas de ouro), contra sete de Cuba (duas de ouro) e oito da Argentina (uma). Também o Chile e o México foram melhores que o Brasil no Pan. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 2 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

mundo Krish Arora Há 21 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 22 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 22 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

esporte Treta Há 21 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Celebridades Há 22 Horas

Casais LGBTQ+ que você talvez não conheça ou já esqueceu

fama Liam Payne Há 16 Horas

Fotografia de Liam Payne antes de morrer gera revolta nas redes sociais

fama Kim Kardashian Há 22 Horas

Kim Kardashian mostra árvore de Natal gigante e minimalista; veja

justica Sete Lagoas Há 4 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

lifestyle Sono Há 22 Horas

Três mudanças simples que podem ajudá-lo a dormir muito melhor