Relatório da CPI da Máfia das Órteses e Próteses é aprovado

O relatório do deputado André Fufuca (PEN-MA) prevê ainda a formação continuada de médicos que atuam no setor

© DR

Política Unanimidade 15/07/15 POR Notícias ao Minuto

Foi aprovado hoje (15), por unanimidade, o relatório da CPI da Máfia das Órteses e Próteses, da Câmara dos Deputados, que criminaliza o recebimento e pagamento de propina envolvendo o uso de dispositivos médicos implantáveis. O relatório também trás projeto que prevê a regulação dos preços desses produtos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, que atualmente regula apenas medicamentos. Outros pontos abordados são a regulamentação da concessão de liminares na área de saúde e a educação continuada dos profissionais.

PUB

O relatório do deputado André Fufuca (PEN-MA) prevê ainda a formação continuada de médicos que atuam no setor. "Se você tiver a criminalização no que diz respeito à propina e uma formação para evitar o contato direto entre empresa e profissional de saúde, haverá diminuição considerável no que diz respeito à cartelização e criminalização na área de órteses e próteses", acredita o relator.

Segundo Fufuca, durante a CPI foi percebida prática da indústria farmacêutica, de pagar especializações para residentes em fim de curso para que eles pudessem se especializar no uso dos produtos da empresa e em seguida receber comissão conforme o uso do dispositivo. A ideia do projeto é que o Estado promova esse aperfeiçoamento.

Para o deputado Henrique Mandeta (DEM-MS), há pontos nos projetos de lei que devem ser discutidos. Ele cita, por exemplo, o prazo de cinco dias para juízes concederem liminares na área de saúde. "São situações em que a pessoa procura a Justiça para ter determinado material ou cirurgia, e o projeto está dando cinco dias para o juiz emitir sua decisão. Mas você tem situações de urgência, de emergência e situações eletivas. Nas eletivas cabe bem esse prazo, mas nas urgências e emergências é muita coisa", defendeu.

Mandeta também ressaltou que o financiamento de cursos, por empresas, para médicos, deve ser bem avaliado. "A iniciativa privada investe muito em capacitação, e a gente não pode excluir, num tempo de tanta dificuldade. A gente deve disciplinar como ela faz o investimento, mas não excluir", salientou.

O deputado defende que seja criada uma comissão especial para a avaliação dos quatro projetos. “Os detalhes do projeto precisam passar por esse crivo para que possamos entregar uma matriz legal boa para o país “, avaliou Mandeta, acrescentando que o relatório é um avanço.

Em sua conclusão, a CPI pediu o indiciamento de dez pessoas envolvidas na corrupção:  médicos, empresários, vendedores e uma advogada. Entre eles está o ortopedista gaúcho Fernando Sanchis, por estelionato e falsificação de documento particular, e também a advogada Niele de Campos Severo, envolvida no esquema de pedido de liminares no Rio Grande do Sul. Também foi pedido o indiciamento de 16 empresas do setor, para que os órgãos como Polícia Federal e Ministério Público deem prosseguimento às apurações e possam punir os responsáveis.

Desde o início dos trabalhos, no começo de fevereiro, a comissão constatou que há, em vários estados, cooptação de profissionais por fabricantes e distribuidores de dispositivos médicos, cobrança irregular de taxas de comercialização sobre o valor dos dispositivos, por parte de hospitais, e pedidos de liminares com sobrepreço. Foi apurado ainda que em muitos casos são feitas cirurgias desnecessárias com o intuito de cobrar valores abusivos pelos dispositivos implantáveis. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980